27/08/2019 às 13h59min - Atualizada em 27/08/2019 às 14h12min

Promover diferentes abordagens de ensino facilita o desenvolvimento das crianças

Aprendizagem cognitiva e socioemocional é construída através da diversidade de estímulos

DINO
http://www.robertonorio.com.br/?gclid=CjwKCAjwqZPrBRBnEiwAmNJsNv7JiH4hC_1-kenrw1rLm7yvmmJYkKEUwMxNblu-PzkV46xB4-vzWBoCs9gQAvD_BwE


Aulas em espaços internos e externos, exercícios físicos e mentais, tecnologias analógicas e digitais: qual é a vantagem de aliar práticas e metodologias de ensino? Segundo a coordenadora do Fudamental I, Barbara Yuka: "Essa maneira de trabalhar é mais rica, estimula a criatividade, incentiva as crianças a assumirem responsabilidades e resolverem problemas".

Na Escola Roberto Norio, onde leciona, os alunos têm aula de soroban e também de robótica. A primeira, analógica, é eficiente para que os alunos melhorem o raciocínio lógico, a capacidade de concentração e até mesmo podem chegar a fazer cálculos mentais.

Já a robótica é trabalhada pela instituição em pequenos grupos, ou seja, os estudantes estão em contato novas tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades sociais - exercitando a paciência e o respeito pelos colegas.

Outra tática é mudar de ambiente para que os estudantes compreendam melhor um conceito. Os jovens do 5º ano estavam com dificuldades em compreender os diferentes tipos de relevo. Foi quando a professora responsável os levou para o tanque de areia - que geralmente é usado pelos pequenos - e demonstrou as particularidades da planície, do planalto etc.

Por vezes são mudanças simples como essa que fazem a diferença no aprendizado, mas para isso é importante que o professor tenha flexibilidade para improvisar - de acordo com sua percepção dos alunos.

A compreensão da dificuldade do estudante pode ser vital para ensinar conceitos mais abstratos, como a apreensão da linguagem. Por vezes é preciso que os educadores utilizem diferentes metodologias no processo de alfabetização para que a criança possa dar vida as suas primeiras palavras escritas.

Estímulos diversos não significam necessariamente um excesso. Isso pode ocorrer até mesmo por meio do brincar. Uma prática necessária para os pequenos são os exercícios para desenvolver a coordenação motora. Fazer colares com missangas, por exemplo, é uma forma de aperfeiçoar a coordenação motora fina e, ao mesmo tempo, algo divertido.



Website: http://www.robertonorio.com.br/?gclid=CjwKCAjwqZPrBRBnEiwAmNJsNv7JiH4hC_1-kenrw1rLm7yvmmJYkKEUwMxNblu-PzkV46xB4-vzWBoCs9gQAvD_BwE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.