23/03/2024 às 09h12min - Atualizada em 24/03/2024 às 00h00min

Meu futuro, minha voz

Mudanças Climáticas

José Renato Nalini - Secretário Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo
Domínio Público
            Um dos mais ferozes vilões das mudanças climáticas responde pelo nome “resíduos sólidos”. Aquilo que costumávamos denominar “lixo” cresceu em volume de forma assustadora. São toneladas diárias de descarte, sem a destinação adequada para material que poderia ser reaproveitado e gerar mais renda.

            A reciclagem é uma das soluções já experimentadas e exitosas. Mas ainda pouco praticada, por falta de uma educação ambiental. Educar as pessoas para a garantia de ambiente mais saudável é uma obrigação de todos, não só do Estado. A promessa de educação ecológica de qualidade está na Constituição da República e também na lei ordinária. Ainda assim, ela não se pratica como deveria sê-lo: formação integral, em todas as idades, de uma consciência ambiental sensível. Com a utilização de recursos convencionais e também de maneira informal, para atingir todos os públicos, todas as idades e todos os humanos.

            O Instituto Limpa Brasil “Let’s do It”, faz sua parte. A missão dos que o integram é promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos. Isso contribui para a restauração do ambiente e para construir uma cultura de reciclagem, de consumo consciente, com produção responsável, economia circular e logística reversa.

            Além do benefício à natureza, cria-se mais uma fonte de renda para os catadores de materiais recicláveis. São Paulo já possui cerca de cinquenta cooperativas envolvidas nesse mister da maior relevância. Mas é preciso se amplie esse esquema. Pois o índice de reciclagem é muito inferior às necessidades. Embora 76% da cidade seja atendida por coleta seletiva, apenas 3% do material potencialmente disponível é reciclado.

            Louvável o trabalho do “Limpa Brasil”, que instituiu o “Dia Mundial da Limpeza”, data oficial no calendário da ONYU e que promove o engajamento da sociedade, reforçando a reflexão sobre a responsabilidade de cada qual quanto ao futuro do planeta.

            E você? Está fazendo a sua parte?


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.