21/03/2024 às 15h04min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h00min

A importância de espaços que desenvolvam e lutam pelo futebol feminino

Projetos como o Quero Jogar Futebol Feminino, no Vale do Paraíba, ajudam a estruturar e incentivar o esporte no país

Assessoria Prisma Comunicação Estratégica
Quero Jogar Futebol Feminino
O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil e no mundo, porém, só a partir de 1979 que mulheres foram permitidas a praticar o esporte no país. Atualmente, segundo uma pesquisa da Centauro e do Grupo SBF, enquanto 63,8% dos meninos brasileiros tem o objetivo de se tornar atleta profissional, apenas 34% das meninas compartilham o mesmo sonho. O projeto criado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, chamado Quero Jogar Futebol Feminino, tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, com o objetivo de ensinar, inspirar e conectar mulheres e meninas com o futebol. O Quero Jogar Futebol Feminino nasceu em 2016 e atende mais de 150 atletas, de todas as idades, o projeto já recebeu mais de 700 interessadas em aprender e jogar futebol.

“Desde meus seis anos de idade eu buscava um lugar para poder jogar futebol. Um lugar que pudesse me sentir acolhida e não sofresse nenhum preconceito por ser uma mulher jogando bola”, conta Priscila Gregati, fundadora do Quero Jogar Futebol Feminino. “Estou há oito anos incentivando meninas e mulheres a praticar o esporte e ajudando a desmistificar a mensagem que o futebol não é coisa de mulher”.

Futebol proibido para mulheres
Durante o governo de Getúlio Vargas, em 1941, o artigo 54 do decreto 3.199 estabelecia que “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Segundo jornais da época, o futebol “matava a graça da mulher”. Já outros documentos destacam que o esporte seria um esporte violento que poderia “afetar, seriamente, o equilíbrio psicológico das funções orgânicas” e prejudicar a capacidade das mulheres de serem mães. Porém, segundo historiadores e pesquisadores, a proibição foi uma tática para limitar a liberdade das mulheres.

As mulheres brasileiras foram proibidas de jogar futebol por 38 anos. Foi apenas em 1979 que o decreto 3.199 foi revogado. O futebol feminino só foi regulamentado 14 anos depois, em 1983. Foram quatro décadas sem competições, incentivos e desenvolvimento. Enquanto o time masculino já era tricampeão na Copa do Mundo, as mulheres ainda precisavam se esconder para poder praticar o esporte.

Mais mulheres no esporte
Segundo a pesquisa da Centauro, apenas 41% das mulheres entrevistadas afirmaram ter sido incentivadas a praticar qualquer tipo de esporte na infância. Atualmente, 49% delas não praticam nenhum esporte. Já um relatório organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que, no país, a probabilidade de homens praticarem esportes é 28% maior do que as mulheres. O estudo aponta duas principais causas para essa disparidade: questões relacionadas a gênero, que relaciona a prática esportiva somente para homens; e a falta de locais e investimentos públicos e/ou privados para incentivo das mulheres praticarem esportes.

“Temos o sonho de democratizar a presença feminina no futebol. Ainda é só o começo de um movimento que vai crescer muito. O Quero Jogar Futebol Feminino é um projeto feito de mulheres para mulheres e temos orgulho em olhar para trás e ver tudo que conquistamos, mas mais do que isso, ver quantas pessoas foram e serão impactadas com a possibilidade de praticar esporte em um local seguro e acolhedor”, comenta Gregatti.
A sede do Quero Jogar Futebol Feminino está localizada na Rua Dinamarca, 29 - Vila Nair, São José dos Campos e tem turmas para todas as idades e níveis, desde o básico até o avançado. Além disso, o projeto participa e promove eventos visando a competição saudável entre times compostos exclusivamente por mulheres.

Sobre o Quero Jogar Futebol Feminino
O Quero Jogar Futebol Feminino é um projeto na região do Vale do Paraíba, idealizado por Priscila Gregati, que tem o objetivo de ensinar, conectar e incentivar mulheres e meninas à prática esportiva. Atualmente, o Quero Jogar Fute tem mais de 150 alunas a partir dos quatro anos de idade, em 15 turmas divididas por faixa etária, do iniciante ao avançado. Mais informações em https://querojogarfutebolfeminino.com.br/ 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.