13/03/2024 às 19h11min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h01min

5 causas mais comuns de perda de xixi

A uroginecologista e especialista em saúde da mulher, explica o que pode causar incontinência urinária, quais os tipos e como tratá-la.

Plenitud
Plenitud

São Paulo, março de 2024 – A perda involuntária de urina ainda é um assunto muito estigmatizado, principalmente pelas mulheres. De acordo com a pesquisa “Menstruação e escapes de xixi”, mais de 80% das brasileiras não conversam com médicos ou amigos sobre o tema por vergonha.

 

Neste Dia da Incontinência Urinária, Plenitud®, marca-líder em roupa íntima descartável para incontinência urinária da Kimberly-Clark, esclarece quais os níveis, as possíveis causas e soluções para quem vive com a condição.

 

"A incontinência urinária afeta milhares de mulheres, mas ainda é cercada por vários estigmas. É fundamental quebrarmos essas barreiras e promovermos um diálogo aberto sobre essa questão tão relevante para a saúde e o bem-estar. Ao falar sobre a incontinência urinária, capacitamos as pessoas a encontrarem soluções adequadas para viver uma vida plena e sem constrangimentos." diz Marisa Cazassa, gerente executiva de Marketing, da Kimberly-Clark no Brasil.

 

O que provoca a incontinência?

 

A médica uroginecologista e especialista de Plenitud® dra. Lilian Fiorelli esclarece “A incontinência urinária pode ser desencadeada por uma série de fatores, incluindo fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, danos nos nervos que controlam a bexiga e condições médicas como diabetes e infecções urinárias. Além disso, certos hábitos de vida, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o hábito de segurar a urina por períodos prolongados, também podem contribuir para o desenvolvimento da condição”.

 

As 5 causas mais comuns são:

 

  1. Fraqueza dos músculos do assoalho pélvico: Esses músculos desempenham um papel importante no suporte dos órgãos pélvicos, incluindo a bexiga. Quando estão mais fracos, podem resultar em vazamento de urina, especialmente durante atividades que exercem pressão sobre a região, como tossir, espirrar, correr ou levantar pesos.

 

  1. Gravidez e parto: Durante a gravidez, o útero exerce pressão sobre a bexiga, o que pode resultar em um aumento da frequência urinária e, em alguns casos, vazamento involuntário de urina. O parto vaginal também pode contribuir principalmente se ocorrerem lesões nos músculos do assoalho pélvico durante o processo.

 

  1. Hábitos de vida não saudáveis: Fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade podem aumentar o risco de incontinência urinária. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos.

 

  1. Condições médicas: Algumas doenças podem estar relacionadas aos escapes devido à interferência no funcionamento normal do órgão, como a diabetes por exemplo, que quando mal controlada pode alterar o funcionamento dos nervos da bexiga e levar à incontinência urinária.”

 

  1. Infecção do trato urinário: Essa condição é comum devido a presença de bactérias na bexiga que podem irritar a mucosa, resultando em uma sensação de urgência e frequência urinária, o que pode levar a episódios de vazamento involuntário.

 

 

Quais os tipos de incontinência?

 

Incontinência de esforço: É o tipo mais comum e ocorre quando há perda de urina ao tossir, espirrar, rir, levantar pesos ou praticar atividades físicas.

 

Incontinência de urgência: Caracteriza-se pela intensa necessidade de urinar, muitas vezes resultando em escapes involuntários de urina antes de chegar ao banheiro.

 

Incontinência mista: É uma combinação de incontinência de esforço e de urgência, na qual o indivíduo pode ter vazamento de urina tanto em atividades físicas quanto devido à urgência de urinar.

 

Incontinência funcional: Decorre de problemas físicos ou mentais que dificultam a capacidade de uma pessoa de chegar ao banheiro a tempo, como doenças neurológicas, demência ou limitações de mobilidade.

 

Incontinência por transbordamento: Caracteriza-se pela incapacidade da bexiga de se esvaziar completamente, levando ao vazamento constante de pequenas quantidades de urina.

 

Quando procurar um médico?

 

Perder urina não é normal. Qualquer situação de escape de xixi indica a necessidade de consultar um especialista. Além disso, em casos de dor ou desconforto ao urinar e alterações na cor, odor ou volume da urina é recomendado a visita ao seu médico.

 

Um médico especializado, como um urologista, ginecologista ou uroginecologista, pode realizar uma avaliação para determinar a causa da incontinência e recomendar o tratamento mais adequado, que pode variar de mudanças no estilo de vida a medicamentos e cirurgia.

 

Plenitud®

 

Para oferecer conforto e segurança ao incontinente durante o tratamento, Plenitud® conta com um portifólio de roupas íntimas descartáveis, para incontinência moderada a intensa.  São 3 opções de produtos que se ajustam facilmente ao corpo e possibilitam aos consumidores manterem suas atividades cotidianas habituais, ainda que com a condição:

 

  • Roupa Íntima Plenitud® Noturna: com máxima absorção e suavidade, oferece até 12 horas de sono tranquilo e sem trocas;
  • Roupa Íntima Plenitud® Classic: com máxima absorção em segundos, foi desenvolvida para incontinência intensa;
  • Roupa Íntima Plenitud® Pants Plus: veste fácil, pois tem cintura elástica com toque de algodão.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.