06/08/2019 às 17h48min - Atualizada em 06/08/2019 às 21h32min

Ensino a Distância amplia as oportunidades de conquistar um diploma

O EAD criou oportunidade para alunos que, por conta do trabalho, não conseguiriam cursar faculdades presenciais

DINO
https://ead.uniarp.edu.br
UNIARP oferta 17 cursos na graduação EAD


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realiza na próxima sexta-feira (09) a primeira colação de grau dos cursos de Ensino a Distância (EAD). Os formandos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Pública e Gestão Financeira receberão o diploma em uma cerimônia às 20 horas no Clube das Bochas em Caçador. O evento conclui a trajetória de alunos que tiveram no EAD a oportunidade para conseguir o diploma de ensino superior.

É o caso do operador de máquinas, Emerson Jair dos Santos, que está se formando em Processos Gerenciais. Aos 44 anos, ele conseguiu conciliar trabalho e estudos, e realizar o sonho de conquistar o ensino superior. “Eu trabalho à tarde e à noite, então, se não fosse esse EAD, eu não conseguiria, porque a maioria das aulas de curso presencial são à noite. (...) Com esse curso eu conseguia fazer as atividades nas minhas horas vagas e ia na faculdade apenas para fazer as provas”, conta.

Por ter ficado algum tempo longe dos estudos, ele diz que no início foi difícil, mas com a ajuda de amigos e da equipe da UNIARP, superou todos os desafios. “Nós tínhamos um grupo no whatsapp para tirar dúvidas e os professores na plataforma também ajudavam sempre que precisávamos. Em algumas matérias eu fui bem até demais”, diz Santos em tom bem-humorado.

Santos representa bem o perfil do aluno do EAD: aquele que precisa do ensino superior, mas não pode deixar de trabalhar, ou tem horário diferenciados. A coordenadora de cursos EAD da UNIARP, Tatiane Bernardy, explica a importância desse modelo de educação superior: “A importância do ensino a distância se faz evidente porque pessoas em qualquer localidade e dentro do tempo disponível, podem acessar conteúdos das mais diversas áreas e ampliar seus conhecimentos e habilidades”.

Segundo Bernardy, a UNIARP teve a preocupação de oferecer qualidade de ensino presencial nos cursos a distância, até com os mesmos professores, mestres, doutores e especialistas. Além disso, os cursos foram pensados visando o futuro dos formandos. “Fizemos a opção de escolher as áreas que mais crescem no país e especialmente com maior demanda na nossa região, dandos-lhes desta forma uma maior oportunidade de crescimento profissional”.

Para Santos, escolher estudar rendeu visibilidade na empresa. O curso escolhido é abrangente e o ajudou a entender mais sobre gestão e áreas relacionadas ao trabalho dele. Ele conta que o encarregado pelo setor em que trabalha foi um grande incentivador e até o ajudou em alguns momentos. “Com certeza buscar conhecimento é importante e posso colher os frutos futuramente”, comemora o formando.

Os formados em Gestão Pública e Gestão Financeira também devem encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. Conhecimentos gerenciais e estratégicos têm sido valorizados e o aluno do EAD tem a vantagem de, além de todo conhecimento, ter desenvolvido disciplina e organização, características essenciais para conseguir concluir esse tipo de curso. 

Um a cada cinco estudantes do ensino superior estão no EAD

O Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que um a cada cinco estudantes matriculados no ensino superior no Brasil, estão no EAD. São quase 2 milhões de alunos que podem estudar com a flexibilidade dessa modalidade de ensino.

Para Bernardy, o EAD tem quebrado barreiras e está atendendo uma população que antes não teria nenhuma condição de fazer uma graduação. “É a solução mais eficaz para as pessoas finalmente terem acesso à capacitação profissional, seja economizando gastos com transportes, flexibilizando o tempo disponível, ou até mesmo facilitando o acesso aos conteúdos disponibilizados na universidade”, ressalta a coordenadora.

No entanto, a dedicação do aluno precisa ser a mesma de um curso presencial ou até maior. Nos 17 cursos oferecidos a distância pela UNIARP os alunos têm Projetos Integradores, cujo objetivo é aproximá-lo da realidade da profissão e compreender a importância de todo conteúdo estudado. Assim, a formação é completa e prepara o aluno para o mercado de trabalho.

Conheça os cursos EAD da UNIARP: https://ead.uniarp.edu.br



Website: https://ead.uniarp.edu.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.