06/03/2024 às 15h40min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

Consciente Construtora e Incorporadora adere ao projeto 'Aedes do Bem'

Novidade consiste em liberação controlada de mosquitos machos, geneticamente modificados, a fim de reduzir a população do mosquito transmissor e conter a doença em áreas críticas, neste caso, nos canteiros de obras

Kasane Comunicação Corporativa
Divulgação
No mais recente Boletim Epidemiológico, divulgado na última quarta-feira, 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia anunciou a elevação da Capital ao nível de alerta 3 para a dengue, o patamar mais crítico, sinalizando um deterioramento severo na situação de saúde pública. Este cenário preocupante se estende por todo o estado de Goiás e se manifesta num aumento alarmante de 67,2% nos diagnósticos confirmados de dengue na cidade, com 2.542 casos. Esse salto nos números faz parte de uma preocupante realidade nacional, com mais de 920.427 casos prováveis e 184 vidas perdidas até o momento.  

Diante deste cenário, em que é necessária atenção redobrada nos canteiros de obras, a Consciente Construtora e Incorporadora e o Instituto Consciente acrescentaram mais uma ação para o combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, Chikungunya e Zika vírus, aderindo ao projeto ‘Aedes do Bem’. A novidade consiste na liberação controlada de mosquitos machos geneticamente modificados para reduzir a população do mosquito transmissor, a fim de conter a doença em áreas críticas. 

São mosquitos Aedes aegypti machos que possuem características capazes de limitar a reprodução da própria espécie, reduzindo o número de fêmeas - que picam e são as verdadeiras transmissoras - na área tratada, que, neste caso, são os canteiros de obras. Importante ressaltar que, assim como os mosquitos Aedes aegypti machos presentes no ambiente, os Aedes do Bem não picam e, por isso, não transmitem doenças. 

Segundo o presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a empresa realiza várias ações durante o ano para o combate ao mosquito, como a eliminação rigorosa de água parada e a garantia da limpeza na conclusão dos serviços. “Com o projeto 'Aedes do Bem', estamos não só combatendo o vetor da dengue, mas reafirmando nosso compromisso com a saúde pública e a responsabilidade socioambiental" explica. 

O engenheiro de segurança no trabalho da Consciente, Erly Marques, destaca a abordagem multifacetada da empresa na luta contra a dengue. "Nossos diálogos diários de segurança incluem ações decisivas contra a doença, além de promover uma conscientização coletiva sobre prevenção entre funcionários e comunidade." Para ele, tais iniciativas não só estabelecem novos padrões de segurança e saúde nos canteiros de obra, mas também reforça o compromisso da empresa com o bem-estar da comunidade. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.