06/03/2024 às 19h10min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

Museu do Mar Aleixo Belov promove palestra com a ultramaratonista Alessandra Melo

O bate-papo ocorrerá neste sábado, 9, às 15h, e faz parte da comemoração pelo Dia da Mulher

Da Redação
Sandrinha Midlej


“Quando o inacreditável acontece: mãe, engenheira e ultramaratonista de águas abertas”. Este será o tema da palestra ministrada pela atleta Alessandra Melo, 49 anos, na tarde deste sábado, 9, no Museu do Mar Aleixo Belov, que fica no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O bate-papo presencial, em alusão ao Dia da Mulher, ocorrerá às 15h, no auditório do espaço cultural e educacional.

Leca, como é conhecida Alessandra, foi a primeira mulher a completar a travessia Salvador-Morro de São Paulo a nado. A façanha, alcançada após percorrer cerca de 60 km em menos de 24 horas, foi realizada em 18 de janeiro deste ano, quando ela partiu do Porto da Barra, na capital baiana, às 9h, até a cidade de Cairu, às 8h30.

“Durante a palestra, irei contar a minha história como nadadora, como surgiu o sonho de nadar os 60 km que separam Salvador de Morro de São Paulo e os detalhes da travessia, como o planejamento, a disciplina, a determinação, a resiliência, a superação e o protagonismo. Esses substantivos estão sempre presentes na rotina diária de qualquer mulher contemporânea, que, muitas vezes, precisa cuidar de si, dos filhos, do companheiro, ser boa profissional, ser filha, irmã e amiga. O esporte, qualquer que seja ele, traz a saúde mental para poder lidar com essa rotina multitarefas da mulher”, antecipa.

Longas maratonas aquáticas já fazem parte da vida de Leca, que já tinha se tornado a primeira mulher a fazer o percurso entres os três faróis de Salvador, localizados em Itapuã, Barra e Monte Serrat, e também a travessia Madre de Deus - Porto da Barra, além do trajeto Porto da Barra-Paripe-Porto da Barra.

A palestra da nadadora também poderá ser acompanhada pelo canal de YouTube da Fundação Aleixo Belov, no link https://www.youtube.com/@fundacaoaleixobelov/featured.

Museu do Mar Aleixo Belov

Situado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas pelo comandante Aleixo Belov durante as viagens que realizou ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação, que foi construída pelo próprio comandante em 1976, no quintal da casa onde morava, é o pilar central do espaço, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h.

O ingresso para visitar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.  Mais informações podem ser acessadas no site https://museudomaraleixobelov.org.br/ ou pelo Instagram (@museudomar.aleixobelov).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.