27/02/2024 às 15h22min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h00min

Praticar natação na infância contribui para o desenvolvimento saudável dos ossos e músculos

Além dos benefícios físicos, a natação também ajuda no desenvolvimento cognitivo e permite que a criança aumente a sua socialização

2PRÓ Comunicação
https://www.ciaathletica.com.br/
Divulgação Cia Athletica

A escola de natação infantil vai além de apenas ensinar a nadar. Ela proporciona um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças aprendem habilidades aquáticas fundamentais enquanto desenvolvem confiança e disciplina. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, essa atividade física pode ser praticada por bebês acima de 6 meses.

Todas as habilidades desenvolvidas na infância tendem a estabelecer uma base sólida para o crescimento e o sucesso futuro da criança. Além disso, a natação é uma atividade física completa de fortalecimento muscular e coordenação motora. 

“Ao matricular seu filho em uma escola de natação, você está investindo no desenvolvimento global dele. A interação com outras crianças, a orientação de professores especializados e a introdução ao meio aquático são experiências enriquecedoras que contribuirão para a formação dele”, afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Marques também destaca que a natação é um excelente exercício cardiovascular, que promove uma grande perda calórica de até 600 calorias por hora.

Benefícios físicos e comportamentais

Se praticada com regularidade, a natação é uma excelente medida para combater a obesidade infantil, umas das grandes preocupações da sociedade moderna. Para uma criança que já está acima do peso também é o exercício ideal porque os movimentos na água são mais fáceis e oferecem menos impacto nas articulações.

Os movimentos coordenados, realizados com dois lados do corpo, permitem que a criança tenha um desenvolvimento de músculos, ossos e de sua coordenação motora, além de melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e até a postura. 

“O exercício é essencial para o crescimento de células cerebrais e novos neurônios, então, uma atividade física completa como a natação vai acelerar o desenvolvimento cognitivo das crianças”, ressalta Marques. 

Durante as aulas de natação, as crianças vão adquirir noções básicas de segurança nos ambientes aquáticos, como aprender a flutuar e o controle da respiração debaixo d’ água.

Essas informações serão muito úteis em qualquer ambiente aquático que as crianças estiverem. Consequentemente, elas aprendem a enfrentar desafios na água, desenvolvendo habilidades emocionais para lidar com pressões futuras. Em caso de um acidente, ela saberá como deve se comportar até que a ajuda chegue.

Além disso,  as crianças podem desenvolver comportamentos mais seguros também fora da piscina, como não caminhar ou correr perto demais da borda ou até mesmo só entrar na água quando um adulto estiver por perto.

Benefícios sociais e mentais

Para a sócia e diretora técnica da Cia Athletica, a socialização também é um benefício da modalidade. “Elas [crianças] vão aprender a fazer mais amigos e vai permitir o aumento da sua socialização porque a maioria dos locais oferecem essa atividade em grupo. As crianças aprendem a observar, esperar a sua vez e manter contato com outros praticantes da mesma idade e trocar experiências. Ao participar de um grupo, têm a oportunidade de aprender que brincadeiras são permitidas e as que não são, como tratar os amigos e, assim, desenvolvem responsabilidade sobre as próprias ações.”

Além de gastar energia, a experiência sensorial da água proporciona grande relaxamento para a criança, o que alivia as tensões e reduz o estresse. Aliado a isso, quando colocada desde cedo em uma escola de natação infantil, ela ganha mais conscientização a respeito do meio ambiente aquático, assim, ficará mais relaxada nas brincadeiras nas piscinas. Com essa familiaridade, a criança ficará cada vez mais autoconfiante e não vai desenvolver medo da água, o que pode evitar acidentes e desenvolver o raciocínio dos pequenos na hora de agir nesse ambiente. 

“Transmita entusiasmo sobre as aulas de natação para que seu filho também encare a experiência de forma positiva e esteja presente nas primeiras aulas para transmitir segurança à criança e também para celebrar a cada nova conquista”, encerra a sócia e diretora técnica da Cia Athletica, Monica Marques.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.