26/02/2024 às 18h36min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h00min

A Terra pede socorro

Mudanças Climáticas

José Renato Nalini - Secretário Executivo das Mudanças Climáticas do Município de São Paulo
Domínio Público
            Lembra-se quando se dizia que o nível do mar subiria e engoliria as cidades litorâneas? Isso já está acontecendo. Quantas cidades brasileiras se preocuparam com o acréscimo de areia, para ganhar mais espaço, pois o anterior já foi tomado pelas ondas?
            O desmatamento continua na esfera macro – milhões de hectares na Amazônia e no Cerrado, em quantidade pouco menor nos demais biomas. Inclusive em nossa Mata Atlântica. E isso representa a emissão de toneladas de gases venenosos causadores do efeito estufa.
            A responsabilidade pela mitigação das consequências desastrosas desses acontecimentos é de todos. Não é só do Poder Público, mandatário da vontade popular. O Estado, em todas as suas formatações – União, Estado, Município – faz o possível. Mas é preciso que todos se conscientizem de que o remédio está na drástica mudança de comportamento da população.
            Indignar-se quanto ao desmatamento e poluição. Colaborar com os movimentos e indivíduos que se condoem da natureza. Plantar uma árvore. Defender aquela que está indefesa e à mercê do vandalismo. Parece pouco, mas adquire significado. Principalmente porque poderá conscientizar alguém que não se considera responsável pela situação em que a Terra pede socorro e são muito poucos os que se propõem a ouvi-la.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.