20/02/2024 às 21h44min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h00min

Fevereiro roxo: Fibromialgia, o inimigo silencioso e doloroso

O Fevereiro Roxo é o mês dedicado à conscientização das doenças crônicas, incluindo a Fibromialgia, doença que atinge pelo menos 2,5% da população mundial

Jana Fogaça
www.vempradescomplica.com.br
Divulgação

O mês de fevereiro traz consigo o alerta para as doenças crônicas, entre elas o Lúpus, o Alzheimer e a Fibromialgia. Esta última é uma das que mais preocupam, uma vez que ela atinge cerca de 2,5% da população mundial, principalmente mulheres entre 30 e 60 anos, embora os homens e pessoas jovens, com menos de 30 anos, também relatem a doença.
Caracterizada por uma dor generalizada, a doença compromete o aparelho locomotor, como articulações, ossos, músculos e cartilagens, além de tendões e ligamentos. O paciente pode apresentar dores crônicas ou generalizadas e a cada 10 pessoas atingidas pela doença, 7 a 9 são mulheres.
A fibromialgia é uma das grandes síndromes de amplificação dolorosa. Seu início é frequentemente associado a alguns agentes que a desencadeiam como o trauma físico ou emocional, e por se tratar de uma síndrome que pode acometer 200 doenças, muitos pacientes enfrentam além da dor, os obstáculos encontrados na cobertura dos planos de saúde.

“A doença e seus tratamentos não estão descritos de maneira explicita no Rol da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar-, e por isso, algumas operadoras ainda negam diversos procedimentos”, destaca o Gestor Comercial do Grupo AllCross, maior grupo de corretoras de planos de saúde do Brasil, Rogério Moreira.
O profissional revela que o tratamento é multidisciplinar e que não há limitação pelas operadoras dos planos de saúde para as terapias que possuem cobertura, uma vez que elas estejam no Rol da ANS. “Os pacientes que têm fibromialgia têm indicação para fazer exercício físico, principalmente exercícios aeróbios que proporcionam melhores resultados a médio e longo prazo pois melhora a função cardiorrespiratória. A abordagem da fisioterapia no tratamento da fibromialgia tem o objetivo de diminuir os sintomas, readquirir qualidade de vida, reduzir ou eliminar limitações funcionais e controlar os sinais dolorosos”, diz o profissional do Grupo AllCross.

Diagnóstico e tratamento
Muitas vezes o diagnóstico se dá por exclusão de outras patologias, e por isso não existe um exame preciso que identifique a doença. “Geralmente, por se tratar de uma doença reumatológica, o diagnóstico se dá por meio de exame físico e anamnese, no entanto, existem alguns exames que ajudam a identificar pontos inflamados, como a termografia e a eletromiografia”, diz Moreira.
O tratamento ideal é realizado pela utilização de três pilares, baseados em remédios, atividade física e suporte psicológico. Na linha de medicações, podem ser empregados desde analgésicos, anti-inflamatórios, até antidepressivos.
O consumo de álcool e o tabagismo não são indicados para pacientes com o problema.

Sobre o Grupo AllCross
Com mais de 20 anos de história, o Grupo AllCross se destaca como o maior grupo de corretoras de Planos de Saúde, Odontológicos e Seguros do Brasil. Atualmente, são mais de 50 unidades e 14 assessorias espalhadas pelo país.

A corretora é parceira de mais de 100 operadoras em nível nacional, por isso oferece diversas opções de Planos individuais, familiares, empresariais e coletivos, além de diversas opções de Seguros. É possível realizar cotações gratuitas com corretores em todos os estados brasileiros.

Saiba mais sobre o Grupo AllCross através do site www.allcross.com.br e nas redes sociais através do @grupo.allcross.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.