19/02/2024 às 08h12min - Atualizada em 19/02/2024 às 12h00min

Direção Segura: Detran-SP registra aumento de mais de 100% em abordagens

Mais de 20 mil veículos foram abordados durante a Operação Direção Segura ao longo do mês de janeiro

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/direcao-segura-detran-sp-registra-aumento-de-mais-de-100-em-abordagens/
A operação direção segura tem como objetivo a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool

Realizadas com o objetivo de reduzir e prevenir acidentes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção, as ações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registraram em janeiro um aumento de 109% no total de fiscalizações em relação ao mesmo mês de 2023. No total, foram 20.488 veículos abordados nas ações de janeiro de 2024 em todo o Estado, frente a 9.792 no mesmo período de 2023. Além de agentes do Detran-SP, as operações contam com o apoio de equipes das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Os números mostram que a fiscalização crescente da combinação desastrosa entre álcool e direção vem surtindo efeitos positivos na coibição desse comportamento tão arriscado entre os motoristas. O índice de recusas ao bafômetro durante as ações também apresentou aumento de 12% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. O Detran-SP contabilizou 537 motoristas que não sopraram o bafômetro no mês passado, contra 480 no mesmo mês de 2023.

Em relação aos motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, o Departamento de Trânsito registrou um aumento de 12,5% em janeiro, quando contabilizou 18 casos. No mesmo período de 2023, foram 16.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Já em relação aos casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, o número de casos deste tipo permaneceu constante em relação a janeiro de 2023 – 5 casos em cada um dos meses. Esses casos são considerados crimes de trânsito e os motoristas flagrados nessa situação são conduzidos ao distrito policial. Se condenados, além da multa e suspensão da CNH, eles poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Fiscalizações em janeiro
Em janeiro, 30 ações de fiscalização da ODSI foram realizadas no Estado de São Paulo. As ações aconteceram nas cidades de: São Paulo (quatro ações), Franca, Diadema, Ribeirão Preto, Bauru, Jales, São José do Rio Preto, Guarulhos, Avaré, Araçatuba, Taquaritinga, Votuporanga, Novo Horizonte, Capão Bonito, Presidente Prudente, Pindamonhangaba, Marília, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba, Caraguatatuba, Jaú, Sorocaba, Dracena, Jundiaí, Monte Mor e Sertãozinho.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Direção Segura: Detran-SP registra aumento de mais de 100% em abordagens apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.