05/02/2024 às 10h18min - Atualizada em 08/02/2024 às 00h01min

Violência urbana: “e se...?”

*Por Grão Mestre Kobi Lichtenstein

Yara Lucia Provatti de Lima
www.kravmaga.com.br 
FSAKM
E se eu tivesse saído mais cedo? E se eu não tivesse saído sem companhia? E se eu tivesse ficado na rua esperando a carona? E se eu não estivesse com o celular na mão, no meio da rua? E se eu tivesse reparado mais cedo naquela figura estranha vindo daquele lado? E se eu tivesse reparado mais cedo que aquela figura suspeita tinha uma arma na mão? E se...?

A expressão “E Se...” representa uma única coisa: insegurança. Quando você se pega perguntando “E Se...”, seja lá em que situação for, é porque você não está seguro de que a decisão que você tomou para chegar até aquele momento foi a certa.
E o que traz segurança às nossas decisões, à nossa vida? Além de autoestima, o que pode melhorar significativamente a nossa segurança é o conhecimento.

No caso específico da vida urbana, em que temos total consciência do aumento diário dos índices de violência, a insegurança não é apenas relacionada a essa violência, mas também se pauta em como devemos agir frente a ela. 

“E se eu reagir e não der certo? E se eu não reagir e acabar morrendo por causa disso? E se eu entregar meu bem material e sofrer violência assim mesmo? E se...?”

Uma ferramenta poderosa contra a insegurança é o Krav Maga, a única técnica reconhecida como defesa pessoal. Isso porque o Krav Maga trabalha sobre a autoestima do praticante e sobre o conhecimento de diversas formas.

O Krav Maga trabalha o conhecimento sobre a nossa capacidade física, sobre o melhor modo de encararmos nossos medos e desafios, o conhecimento sobre como é possível desenvolver nossa percepção 360 graus para que possamos evitar situações de risco e sobre técnicas simples e eficientes de defesa pessoal para que a nossa volta para casa em segurança seja garantida.
Fato é que quem pratica Krav Maga troca o “E se...?” pelo “Quando”:

Quando eu decidi sair nesse horário e não mais cedo, foi porque eu tinha segurança para isso. Quando eu saí sem companhia, foi porque eu sabia que tinha total capacidade de estar bem sozinho. Quando eu fiquei na rua esperando a carona, foiporque eu já sabia que ela estava chegando e não me coloquei em risco. Quando eu usei o celular no meio da rua, for porque eu me certifiquei que não corria risco. Quando eu reparei naquela figura estranha vindo daquele lado, eu mudei o meu caminho. Quando eu reparei que aquela figura suspeita tinha uma arma na mão, eu sabia exatamente o que fazer”.

Quando você aumenta a sua autoestima e quando você está preparado emocionalmente e fisicamente para qualquer tipo de situação, a insegurança deixa de fazer parte das suas decisões. O medo diminui. As dúvidas se calam. O “E Se...” dá lugar ao “Quando” e passamos a nos sentir seguros em qualquer circunstância. Esse é um dos principais benefícios do Krav Maga, quando é praticado com profissionais que entendem e respeitam a modalidade como foi criada, na década de 40, por Imi Lichtenfeld.
 
* O autor, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan) é israelense, foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, e foi seu primeiro faixa-preta a sair de Israel com a missão de difundir a técnica pelo mundo, chegando ao Brasil em 1990. É ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos.
Na cidade do Rio de Janeiro, fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga, a precursora do Krav Maga na América Latina, a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga, referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel.
 
Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 
Facebook: @mestrekobikravmaga 
Instagram: @kravmaga_mestrekobi 
ThreadsApp: @kravmaga_mestrekobi
Twitter: @KravMagaKobi 
Youtube: Krav Maga Mestre Kobi
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.