28/01/2024 às 18h47min - Atualizada em 28/01/2024 às 18h47min

Saúde na Alego

Na 20ª Legislatura, a Seção Médica da Casa de Leis foi ampliada e conta, atualmente, com oito especialidades. Em 2023, mais de 47 mil atendimentos foram realizados. Neste ano, novos serviços serão implementados.

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Com diversos serviços, a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi destaque em 2023. O setor realizou, no primeiro ano da 20ª Legislatura do Parlamento goiano, presidida pelo deputado Bruno Peixoto (UB), o total de 47.624 atendimentos. Ao longo do ano, foram implantadas novas especialidades e equipamentos médicos.

A diretoria conta, atualmente, com dois clínicos gerais, dois cardiologistas, um ortopedista, dois psiquiatras, um ginecologista, um dermatologista, um pediatra, quatro nutricionistas, doze psicólogos, um fonoaudiólogo e 14 dentistas, totalizando o número de 41 profissionais, que se dividem em dez consultórios, sendo quatro voltados à odontologia e seis para atendimentos médicos.

“O departamento evoluiu muito. Antes, eram realizados em torno de 1.500 atendimentos por ano. Hoje, são realizadas mais de 3 mil consultas mensais”, enfatiza o diretor-adjunto da Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Casa, o médico Eduardo Bernardes, com a afirmativa de que o setor se encontra em constante evolução, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços aos servidores da Casa.

De acordo com o gestor, são esperados ainda novos equipamentos e especialidades médicas, com previsão para serem implantados no primeiro semestre de 2024. “Estamos modernizando os gabinetes odontológicos e buscando equipamentos mais modernos. Já contamos com um consultório ginecológico, com maca ginecológica e foco na prevenção das mulheres, e o nosso presidente, deputado Bruno Peixoto, já autorizou a compra de aparelhos de ultrassonografia, eletrocardiograma, além da implantação de um consultório oftalmológico”, destaca.

Bernardes afirma que o departamento passará a contar, também, com nove novos espaços, sendo três para atendimentos médicos e seis para equipe multidisciplinar. “Teremos, ainda, um banco de leite materno, um espaço onde as mães trabalhadoras da Casa terão um momento para colher o leite ou amamentar o seu filho”, salienta.

Saúde na palma da mão

Outra novidade destacada pelo diretor é o serviço de teleatendimento. “É desenvolvido, dentro do aplicativo Deputados Aqui, a ferramenta Saúde na Palma da Sua Mão, que deve ser anunciada, em breve. Na plataforma, os trabalhadores da Alego poderão entrar, com seu número de matrícula, e terem atendimentos médicos on-line, de forma imediata”, pontua o diretor.

Público-alvo

Eduardo Bernardes frisa que os atendimentos médicos da Alego são voltados aos trabalhadores da Casa e aos seus dependentes. No entanto, podem ser estendidos ao público que passa pelo Parlamento, a depender da demanda. “Se tiverem vagas ociosas, nós ofertamos para a população local, que são os nossos visitantes, pessoas que chegam aqui e acabam procurando o nosso departamento”, explica.

Atendimentos extras

Além dos atendimentos em consultório, a Alego realiza, de forma frequente, outras ações voltadas à saúde, tais como campanhas de vacinação, testagens de doenças infecciosas, atendimentos durante edições dos Programas Deputados Aqui, realizadas no interior do Estado, Carreta da Saúde, no estacionamento da Casa de Leis, e Balanço Geral nos Bairros, realizado em parceria com a Record TV, no Parlamento goiano.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.