23/01/2024 às 15h09min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h00min

Parceria entre Hetrin e Hemocentro tem saldo positivo no aumento do estoque de bolsas de sangue de Goiás

Ação contou com 78 cadastros e 67 bolsas de sangue que ajudarão a salvar vidas

ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]
Divulgação/ IMED
Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo), unidades do governo de Goiás, firmaram mais uma parceria para uma ação de coleta de bolsas de sangue. Realizada recentemente na unidade, a iniciativa teve como foco principal o aumento nos estoques de sangue em Goiás. A ação rendeu o total de 67 bolsas, 2 cadastros de medula óssea e 78 cadastros gerais para doações.

Esse tipo de ação é um ato voluntário de amor e solidariedade ao próximo, pois uma única bolsa de sangue de 450 ml pode ajudar a salvar até quatro vidas. “Tivemos muitas doações de pessoas de fora da unidade. Foi um resultado muito positivo que ajudará muitas vidas que dependem desse gesto de amor ao próximo”, diz Pollyana Bueno, integrante do Comitê Transfusional do Hetrin.

A parceria entre as unidades do governo de Goiás já vem de longa data e sempre resulta em um saldo positivo de doações. “Tem muita gente precisando e fico feliz em poder fazer isso por outra pessoa. Sempre que fico sabendo que a unidade móvel está na cidade, venho fazer minha doação”, conta Andressa Soares, que está doando pela quarta vez na unidade móvel do Hemocentro em parceria com o Hetrin, hospital administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).

Doação de sangue no Brasil

Menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente, porcentagem abaixo dos ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Apesar do número de doações ter subido após o período mais crítico da pandemia, quando houve uma diminuição de 10% no volume de coletas, apenas 14 pessoas, a cada mil habitantes, doam sangue com regularidade de acordo com dados do Ministério da Saúde.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em 2023, o Hemocentro, unidade de referência no estado, recebeu diariamente cerca de 130 doadores. Pode parecer muito, mas não é suficiente para abastecer o estoque de sangue que é distribuído aos hospitais públicos do estado. Para suprir a demanda, o necessário seriam, pelo menos, 180 pessoas por dia.

Atualmente o Hemocentro abastece 222 unidades de saúde em Goiás. Por meio das doações voluntárias, ele é responsável por 90% das bolsas utilizadas nos hospitais públicos do Estado, pois a capacidade de coleta das unidades não é suficiente para suprir as demandas.

O Hemocentro está sempre em busca de doadores. Se você tem vontade de fazer esse gesto de amor pelo próximo, pode agendar sua doação on-line pelo site https://agenda.hemocentro.org.br/ ou pelo telefone 0800 642 0457, evitando aglomerações e filas de espera. O agendamento é totalmente gratuito.

Assessoria de Comunicação do Hetrin

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.