22/01/2024 às 18h56min - Atualizada em 22/01/2024 às 20h00min

Paisagens vistas através de basculantes viram pinturas

Exposição “Olhar Discreto”, de Mario Reis, revela novos ângulos de uma cidade

Cultura
https://www.instagram.com/culturaleiladiniz
Mario Reis. Foto Toni Coutinho
Recém-aberta ao público, a exposição do artista visual Mario Reis, “Olhar Discreto”, traz uma cidade por ângulos inusitados. Do alto do prédio onde mora, ele registra o que vê pelo basculante do corredor, em andares diferentes, pintando uma série que se destaca na mostra, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói (RJ). Nessa quinta-feira (25), às 14h, Reis apresenta as paisagens de "Basculantes" a arquitetos e designers, na roda de conversa da primeira edição do ano do projeto "Quintas na Sala". Oportunidade para ver também telas de várias fases da carreira. A entrada é grátis.                                             
Morando em Niterói há mais de 50 anos, o mineiro Mario Reis conta que começou a estudar pintura na Escola Nacional de Belas Artes, na década de 70, no Rio. Em Niterói, foi aluno de craques da pintura de paisagens ao ar livre. Mas foram os estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, que fizeram o trabalho dele ganhar novas características, em que a liberdade das formas e utilização do espaço deram margem a outras experiências.    
"Quando a arte se atreve a romper barreiras da tecnologia e das inovações, que acontecem em velocidade alarmante, pode parecer que ofícios tradicionais feitos à mão estariam fadados a desaparecer. Essa é uma conclusão que rapidamente se desfaz, na medida em que se verifica como os meios da pintura permanecem ativos, como na obra de Mario", explica a curadora da exposição, Ana Schieck.
"Olhar Discreto" pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 13 de março. A Sala Leila Diniz fica na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói. Escolas e grupos devem agendar visitas guiadas através do e-mail [email protected]. Crianças ganham atividades de arte educação com jogos lúdicos, incluindo uma espiadinha no jardim da Sala através de basculantes, em busca do melhor ângulo para desenharem e criarem também.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.