12/01/2024 às 09h09min - Atualizada em 13/01/2024 às 00h00min

Brasil vai sediar a 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda

Evento internacional, organizado pelo ICSD e pela CBDS, reunirá surdoatletas de 19 países em São Paulo

Confederação Brasileira de Desportos de Surdos
https://cbds.org.br/cbds
Reprodução | CBDS

Entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2024, a cidade de São Paulo (SP) irá sediar a 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda, evento internacional realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS)

 

Os Jogos serão realizados no Centro de Treinamento (CT) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com a participação de aproximadamente 200 surdoatletas, com idade entre 14 e 18 anos, vindos de 19 países: Afeganistão; África do Sul; Alemanha; Áustria; Brasil; Cazaquistão; Chipre; Grécia; Hungria; Índia; Irlanda; Itália; Japão; Letônia; México; Polônia; Quênia; Taipei Chinesa; e Venezuela.


Durante os Jogos serão disputadas 4 modalidades: Basquete 3x3; Badminton, Natação e Atletismo. 

 

A presidente da CBDS, Diana Kyosen, declarou que, apesar das dificuldades, está feliz pela realização de um evento dessa dimensão no Brasil. "A escolha do Brasil para sediar esse importante evento internacional mostra a confiança e o reconhecimento do ICSD ao trabalho que estamos realizando. Me sinto muito honrada por mais essa conquista e acredito que o mundial irá ampliar ainda mais a visibilidade do desporto de surdos não só no Brasil, mas em todo o mundo.”

 

 

Diana Kyosen - presidente da CBDS (Foto: Divulgação)

  

Diana também destacou a importância do Surdodesporto para milhares de crianças e jovens surdos. "O esporte é importante para melhorar a qualidade da saúde das pessoas e também a autoestima, e com as pessoas surdas não seria diferente. A CBDS promove, há quase 40 anos, a inclusão da comunidade surda por meio do esporte e hoje temos no Brasil mais de 4.300 atletas surdos que são exemplos e que trazem visibilidade para que todas as pessoas surdas se sintam aptas a competir em alto rendimento e performance."

 

Segundo Diana, "o evento proporcionará intercâmbio cultural e conhecimento aos participantes. Tenho certeza que será um marco na história do nosso país e do Surdodesporto. Agradeço ao presidente do CPB, Mizael Conrado, que vem sendo um grande parceiro da CBDS".

 

O presidente do ICSD, Dr. Adam Kosa, agradeceu a equipe responsável pela organização e destacou a importância do evento. "Obrigado aos organizadores brasileiros por darem este passo pioneiro, junto com a liderança do ICSD, para permitir que atletas surdos vivenciem a atmosfera das competições internacionais, ao mesmo tempo que abraçam as regras necessárias para se tornarem excelentes atletas. O esporte é uma das chaves para uma vida adulta de sucesso. Desejo boa sorte aos jovens atletas surdos em suas carreiras e sejam bem-vindos a São Paulo, a maior cidade do Brasil!"

 

Dr. Adam Kosa - presidente do ICSD (Divulgação)

 

Os jogos serão realizados no CT Paralímpico do CPB, entre os dias 17 e 19 de janeiro (confira a programação a seguir). Nos dias 15 e 16 serão realizados os treinos. Já a cerimônia de abertura será realizada no dia 16 de janeiro, às 19h00 e, no dia 20 de janeiro serão realizados jogos amistosos entre as equipes e a cerimônia de encerramento. O CT Paralímpico do CPB, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo - SP, próximo ao Metrô Jabaquara. 

 

 

Paulo Vieira - presidente do OC e vice-presidente da CBDS (Divulgação)

 

“Agradeço, em nome da CBDS e do ICSD, ao presidente do CPB, Mizael Conrado, e toda sua equipe, que estiveram envolvidos desde o processo para trazer os Jogos para o Brasil e durante toda a organização, além de ceder o espaço para realizar o evento. Graças a essa parceria tão importante com o CPB e toda sua energia positiva, vamos colocar o desporto de surdos brasileiro no centro das atenções de todo o mundo, novamente. Que Deus abençoe a todos”, declarou o presidente do Comitê Organizador (OC) do Mundial e vice-presidente da CBDS, Paulo Vieira.

 

Workshops 

Durante o evento serão realizados workshops sobre temas variados, entre eles ética e integridade esportiva, antidopagem, educação, mídias sociais, estrutura esportiva do ICSD, ranking mundial e torneios, entre outros.

 

Para a realização dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024 a CBDS e o ICSD contam com o apoio do CPB e do ICOM-Libras.  

 

Confira a programação 

2ª-feira - 15/01:

9h às 21h - Treinos

 

3ª-feira - 16/01:

9h às 18h - Treinos

19h - Cerimônia de abertura  

 

4ª-feira - 17/01:

9h às 13h - Provas de Atletismo

9h às 17h - Provas de Badminton

10h às 17h30 - Provas de Basquete

9h às 19h - Provas de Natação

12h às 14h - Encontro cultural de língua de sinais internacionais 

19h15 às 21h05 - Workshops 

 

5ª-feira - 18/01:

10h às 13h - Provas de Atletismo

9h às 17h - Provas de Badminton

10h às 17h - Provas de Basquete

9h às 19h - Provas de Natação

12h às 14h - Encontro cultural de língua de sinais internacionais 

19h15 às 20h25 - Workshops 

 

6ª-feira - 19/01:

10h às 13h - Provas de Atletismo

9h às 17h - Provas de Badminton

13h às 17h30 - Provas de Basquete

9h às 19h - Provas de Natação

19h - Cerimônia de entregas de medalhas

 

Sábado - 20/01:

9h às 17h - Jogos amistosos

19h - Cerimônia de encerramento 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.