04/01/2024 às 14h20min - Atualizada em 05/01/2024 às 00h00min

Especialista orienta como evitar o entupimento e dor de ouvido nas viagens de férias

SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
Em razão da pressão atmosférica, muitas pessoas sentem dores de ouvido em decolagens ou pousos de avião ou, ainda, em viagens de carro com trechos de serra. Segundo o otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva, do hospital Santa Casa de Mauá, essa dor ou o entupimento é conhecido como barotrauma do ouvido, um trauma no tímpano que geralmente é momentâneo, mas que pode se tornar mais grave. “O barotrauma é causado pela diferença de pressão do ar dentro da orelha média e a pressão atmosférica do ambiente externo”, explica o especialista.

Geralmente, a maioria dos passageiros em um avião tem a sensação de ouvido entupido ou a diminuição da capacidade de audição que, aos poucos, volta ao normal. O barotrauma também é comum em mergulhos mais profundos e em esportes de altas altitudes. Os resfriados, gripes e alergias e os tratamentos em câmaras de oxigênio hiperbáricas também podem intensificar a condição.

Entre os principais sintomas estão a dor e o entupimento do ouvido, diminuição da audição, zumbido, dor de cabeça, perda auditiva temporária, tontura, náusea, vômito e sangramento. Embora a maioria dos casos sejam temporários, esses sintomas também podem ser mais graves, persistentes e constantes, provocando sangramentos, ruptura do tímpano e otite.

Algumas dicas podem ajudar a evitar o entupimento auditivo, como mascar chiclete, bocejar, engolir, ficar acordado durante as decolagens e pousos, respirar fundo e segurar a saída do ar com bocas e nariz tapados por alguns instantes. As crianças e bebês podem sofrer mais com esse desconforto e uma boa sugestão é amamentá-los ou oferecer líquidos.

Os descongestionantes nasais também podem ajudar, já que abrem as vias nasais e ajudam no equilíbrio da pressão do ouvido. Porém, é importante que sejam recomendados por um especialista.

Caso os sintomas não desapareçam ou diminuam dentro de alguns dias, é importante buscar atendimento médico e o tratamento dependerá da gravidade dos danos causados pelo barotrauma. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.