18/12/2023 às 12h03min - Atualizada em 19/12/2023 às 00h00min

Taekwondo promove socialização de menina com autismo em Serra

Aulas fazem parte do projeto Interação Esportes, que tem apoio da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos em 2023

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
Além de fazer bem para a saúde, a atividade esportiva é capaz de gerar oportunidades que transformam vidas. Uma prova disso é a história da garotinha Laura Fagundes dos Santos Negreiros Mitre Barbosa, moradora da cidade de Serra (ES). Diagnosticada com autismo moderado (nível 2), a pequena viveu até os 9 anos de idade fechada em seu universo interior. Mas hoje, apenas dois meses depois de começar a praticar o taekwondo, a menina mudou. Sua vida social está mais ativa, fez sua primeira amizade fora da família e já projeta, para “quando crescer”, ser uma atleta de ponta do esporte pelo qual se apaixonou.
Feliz com essa transformação, a mãe de Laura, Fabíula Ferreira Fagundes dos Santos, avalia que a reclusão era a forma que a filha encontrava de se sentir segura. Mas ficar muito tempo parada trouxe consequências: Laura começou a apresentar dificuldades motoras. Ao procurar ajuda médica, Fabíula foi orientada a estimular a filha a praticar atividades físicas. Foram várias as tentativas: karatê, tênis e ginástica artística, mas Laura não se adaptou a nenhuma delas, até que mãe e filha conheceram o taekwondo.  
A descoberta se deu por meio do projeto “Interação Esportes”, realizado na cidade pelo Centro Comunitário do Bairro São Diogo, em parceria com a Fundação ArcelorMittal. Laura foi imediatamente envolvida pelo esporte, tornando-se uma aluna assídua e que já conhece todos os golpes, cujos nomes aprendeu a falar na língua de origem dessa arte marcial, o coreano.
A mudança foi transformadora, segundo a mãe de Laura, porque depois de iniciar as atividades, a garotinha começou a interagir com as pessoas. “Está sendo sensacional, pois o projeto transformou a vida dela e a nossa vida também. A socialização melhorou 100% e hoje ela fala com todo mundo”, comemora Fabíula. Ela conta que até a escola onde a filha estuda entrou em contato para comentar a evolução no comportamento da menina em sala de aula.
Outro benefício é a saúde de Laura, que está melhor do que nunca, segundo a mãe: os exercícios estimularam a sua parte motora, influenciando diretamente seu bem-estar. E a menina que vivia enclausurada em seu mundo particular parece ter aberto uma porta para projetar seu futuro no mundo: “Eu fiquei muito feliz quando ganhei o quimono e depois a faixa branca. Foi uma conquista importante para mim. Quando eu for adulta, sei que posso ser um mestre no taekwondo”, diz Laura.
Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Laura é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação, em 1988.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.