07/12/2023 às 18h33min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h00min

O papel fundamental das organizações públicas na preservação do meio ambiente

As funções do MMA, ICMBio, IBAMA e Funai para preservar a riqueza natural do país

a
GettyTim82
 

Em meio aos desafios ambientais que permeiam o Brasil, as organizações públicas ambientais desempenham um papel importante na preservação da riqueza natural do país. Entre essas instituições, estão o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que emergem como peças fundamentais para a proteção da biodiversidade e o respeito aos direitos das populações indígenas.

O MMA foi fundado em 1992 e integra o poder executivo brasileiro, buscando legislar e criar políticas públicas para garantir a proteção do meio ambiente. O MMA é responsável por formular políticas de proteção ambiental, conservação de ecossistemas, biodiversidade e florestas, além de promover o desenvolvimento sustentável e o uso sustentável dos recursos naturais.

Suas competências abrangem a política nacional do meio ambiente, estratégias econômicas e sociais para a qualidade ambiental, a integração do meio ambiente com a produção e políticas específicas para a Amazônia, entre outras. Ele inclui órgãos como Gabinete, Secretaria-Executiva, Consultoria Jurídica, Secretarias específicas e Entidades vinculadas, como o IBAMA e o ICMBio.

O IBAMA é uma peça fundamental na defesa e preservação do patrimônio ambiental do Brasil. Criado em 1989, é o principal órgão de execução das políticas ambientais do país, desempenhando funções que abrangem desde a fiscalização até a gestão estratégica de recursos naturais.

Já o ICMBio se destaca como um órgão ambiental vinculado ao MMA que foca na gestão das Unidades de Conservação (UCs) federais. Sua atuação envolve a fiscalização e promoção de pesquisas científicas que visam a preservação de ecossistemas únicos. Ele é essencial na manutenção da biodiversidade brasileira.

A Funai, por sua vez, assume uma função singular na defesa dos direitos dos povos indígenas. Ela tem a missão de proteger e promover os interesses dessas comunidades e trabalha em conjunto com outras entidades ambientais para conciliar a preservação ambiental com o respeito à diversidade cultural e aos modos de vida tradicionais. A demarcação e a proteção de terras indígenas são ações essenciais desempenhadas por essa instituição.

Para aqueles que aspiram atuar na área da proteção ambiental, a oportunidade de ingresso nessas instituições está disponível por meio de concursos públicos. Basta verificar a existência de concurso na Funai, no IBAMA e em outras instituições almejadas. O Brasil precisa de indivíduos comprometidos com a preservação ambiental, de maneira a realizar seu engajamento profissional na área e contribuir para a conservação do meio ambiente no país.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.