05/12/2023 às 11h52min - Atualizada em 05/12/2023 às 12h00min

Conheça alternativas seguras e confiáveis para deixar o pet durante as viagens de férias dos tutores

Especialistas compartilham recomendações para que cães e gatos não sofram durante a ausência da família

Rita Silva
Petlove

Quem tem um animal de estimação também merece relaxar durante o período de festas na virada do ano, e muitas pessoas optam por aproveitar as férias para descansar e viajar com os seus cão ou gato. Porém, o bem-estar deles precisam ser considerados. De acordo com Thais Matos, médica-veterinária da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, nem sempre eles são beneficiados durante esses momentos de lazer durante as viagens.

“Quando o tutor resolve viajar com seu pet, ele é obrigado a ficar muitas horas na caixa transportadora, principalmente em viagens mais longas em aviões ou ônibus, por exemplo. O estresse do translado pode ser tão grande que pode causar a queda da imunidade do animal e ele pode passar a apresentar certos problemas de saúde, por exemplo”, considera Thais.

A especialista ressalta ainda que deixar o pet em casa sozinho, mesmo que com comida e água suficientes, e seus brinquedos favoritos espalhados pelo espaço, não é uma alternativa viável. Pois, além de ficarem desamparados sem receber os devidos cuidados, podem enfrentar problemas como a ansiedade por separação, sofrendo demais com a ausência de companhia. “Não importa se o tutor ficará poucos ou muitos dias fora de casa, é preciso ter uma pessoa capacitada para atender às necessidades do animal. Outra razão para não deixá-lo sozinho é que muitas raças precisam de uma dose de exercícios diária e, ao ficar sem companhia em casa, ele pode apresentar quadros de depressão, até mesmo recusando a comida”, alerta a veterinária. 

Portanto, o ideal é procurar cuidadores profissionais para que o animal tenha suas necessidades físicas e psicológicas atendidas. Algumas opções como  pet sitting e hospedagem domiciliar, podem solucionar essa necessidade e garantir o bem-estar do cão ou gato na ausência do tutor. Murillo Trauer, diretor da DogHero explica que estes serviços existem justamente para suprir os momentos de ausência dos tutores e acrescenta que os heróis, como são chamados os parceiros da empresa, são designados para manter a rotina de cuidados que o cão ou gato já estão acostumados.

“Os tutores querem aproveitar o momento de descanso e precisam de alguém em quem confiar para atender e cuidar do pet desta forma, a DogHero se apresenta como uma alternativa responsável e capaz de promover os cuidados necessários por categorias como pet sitter, quando o herói vai até a casa do pet, hospedagem ou  creche, quando o animal é recebido  por um anfitrião” ressalta o diretor.

Como escolher a opção ideal? 
O serviço de pet sitter é o mais indicado para que o animal mantenha a rotina sem sair do seu ambiente, uma vez que o profissional responsável realiza visitas regulares ao lar. Que é um diferencial importante para dar mais conforto ao animal, pois muitos podem ficar ariscos em ambientes novos. Os gatos, por exemplo, não gostam muito de mudança. Por isso, deixar o felino hospedado em um hotel para animais pode não ser uma boa ideia, pois ele pode se estressar e passar por momentos difíceis. O pet sitter brinca, coloca comida e água, troca tapetinho e o atende a tudo o que o animal precisa, caso seja idoso ou esteja em um tratamento especial, ou fizer uso de medicamentos. 

Já na hospedagem domiciliar, o cão ou gato passa o dia e a noite na residência de um anfitrião, recebendo toda atenção e carinho que merece, como se estivesse em casa, sendo ideal para os tutores que precisam se ausentar por muitos dias. Neste serviço, o pet poderá dividir a estadia com outros animais, sendo uma importante opção de socialização para os cães, permitindo que eles interajam com novos amigos. Os heróis podem ainda mandar vídeos e fotos durante a estadia do animal para que o tutor fique tranquilo e consiga acompanhar a rotina do seu pet. No caso da hospedagem, é importante montar uma espécie de mala do animal, contendo itens como a carteira de vacinação, ração com o pote que o cão ou gato está habituado, cama, tapetinho, medicamentos e itens do dia a dia, para manter a rotina, o mais próxima possível do habitual, garantindo o bem-estar do companheiro peludo.

 

Sobre a DogHero — A DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis — formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários , que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 70 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 1487 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, construindo assim o maior ecossistema pet do país, o Grupo Petlove, com o propósito de transformar o mundo em um lugar onde todos os pets sejam mais felizes e saudáveis.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.