28/11/2023 às 19h30min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

São Paulo apresenta tempo médio maior de descarregamento em 2023

Índice de Eficiência no Recebimento mostra que tempo médio de descarga foi de 3h44 em 2023, maior que o registrado em 2022

Bianca Rocha
Pixabay

O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), conduziu a pesquisa do Índice de Eficiência no Recebimento (IER), que avalia os processos, a infraestrutura e o tempo de descarregamento em diversos locais da Grande São Paulo com o intuito de analisar as condições que estejam de acordo com as necessidades do transportador. 

Neste ano, por exemplo, o tempo médio de descarga foi de 3h44, maior que o registrado em 2022, quando o tempo foi de 3h06. Dentro da análise de 2023, o menor tempo apurado em uma descarga foi de 1h05, e houve outros centros que chegaram a descarregar em aproximadamente 10h05.

“Entre 2022 e 2023, tivemos uma diferença de  38 minutos, o que causa afeta muito a precificação por elevar os custos da hora parada, onerando o bolso do transportador em 20%. Isso interfere diretamente na produtividade de um veículo disponível, pois o transportador poderia estar realizando outras entregas”, comenta Serini.

No estudo, os centros Atacadistas apresentaram o melhor resultado, com uma média de tempo de descarga de 2h56 minutos. Em contrapartida, o Centro de Distribuição (CD) obteve média geral de pouco mais de cinco horas; outros segmentos estudados pelo IPTC foram home center e supermercado. Segundo Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do IPTC, há uma variação do tempo médio de descarga nos últimos dez anos.

O IPTC analisou cerca de 191 estabelecimentos de São Paulo, abrangendo regiões como a Grande São Paulo – onde situa-se a maior concentração de polos recebedores –, além de ABCD e do centro da cidade. O estudo contempla os setores atacadista, centros de distribuição, home centers e supermercados, onde estão concentrados 50% da amostra.

Os recebedores estudados para compor o índice também passam por um processo de avaliação, a partir do qual é possível conhecer as redes com maior eficiência no recebimento. O índice também avalia procedimentos e infraestruturas dos polos recebedores. 

Neste ano, o Giga Atacado foi premiado como a melhor rede de distribuição e com o melhor IER. A rede apresentou IER inicial de 44,91% e 2h50 de tempo médio de descarga.  A rede Hirota Food Supermercados foi a empresa com maior evolução no ranking, chegando a subir cerca de 16 posições e passando do 18º lugar em 2022 para o 2º lugar em 2023. 

A ferramenta tem auxiliado no aprimoramento do próprio recebedor de carga quanto ao tempo de descarga, como enfatiza Marinaldo B. Reis, diretor de Especialidade de Abastecimento e Distribuição do SETCESP. Segundo Reis, o IER foi criado considerando os desafios encontrados pelos transportadores com as descargas em grandes recebedores, com os grandes recebedores e com as operações de modo geral. 

“O relatório apresenta o tempo médio e os desafios atuais que cada segmento possui. Assim, o estudo auxilia o  transportador a precificar essa operação de forma mais assertiva, levando em consideração a realidade do destinatário”, explica Reis.

Ele também aponta que a entidade possui projeção para dados de 2024, contando com maior aproximação com estabelecimentos. “Para o próximo ano, queremos retomar a aproximação com os recebedores e ampliar a amostra do estudo para fazer a pesquisa cada vez maior. Uma vez estando mais presente, conseguimos ter a oportunidade de discutir todas as boas práticas para melhorar o recebimento desses destinatários e, consequentemente, melhorar a operação dos transportadores que ali entregam, que é o nosso objetivo final”, finaliza Reis.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.