22/11/2023 às 11h05min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h00min

HCN recebe Prêmio Amigo do Meio Ambiente durante Seminário Hospitais Saudáveis 2023

Coffee Sustentável, implantado na unidade de Uruaçu, foi reconhecido como uma das melhores iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente

ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]
Divulgação/ IMED
A participação do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), atual gestor do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, na 16ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2023), de 13 a 14 de novembro em São Paulo, teve um sabor especial: foi premiado entre os 15 cases selecionados no Brasil e único de Goiás, com o trabalho:  Alimentação saudável e sustentável: degustação de sabores e cultura regional. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

Além da premiação, o HCN recebeu outra menção honrosa pelo trabalho excepcional realizado por meio do monitoramento ambiental automatizado, que contribui para o controle e otimização do consumo de água e energia elétrica no hospital. E o IMED recebeu também uma menção honrosa pelo estudo sobre "Impactos da ambiência com imagens e elementos da natureza em profissionais de saúde dentro de hospitais", trabalho esse implantado nos três hospitais estaduais gerenciados pelo IMED em Goiás: HCN, HEF e Hetrin.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o Seminário, realizado no Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo. Por dois dias, representantes e organizações da área da saúde estiveram reunidos para refletir propostas e trocar experiências sobre iniciativas nas áreas de energia, resíduos, clima e compras sustentáveis, tendo sempre como base o Programa de Saúde da COP 26 da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, a premiação busca também estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem uma cultura perene de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis.

“Para nós, do IMED, é motivo de orgulho e comemoração termos sido selecionados entre os melhores cases do Brasil no mais importante evento de Hospitais Sustentáveis do Brasil, em meio a mais de 100 projetos enviados. Esse é só o começo de uma trajetória pautada nos princípios do ESG, e esse prêmio nos motiva a continuar implantando mais ações nas unidades que estão sob nossa administração”, comenta a diretora médica de sustentabilidade/ESG do IMED, Dra. Karina Pavão, que esteve presente no evento para receber o prêmio.

O SHS 2023 contou este ano com o apoio institucional do Hospital Israelita Albert Einstein e parceria da Saúde sem Dano, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e do Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SES-SP).
Coffee Sustentável

O projeto premiado foi desenvolvido pelo setor de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás, para o encerramento da Semana do Meio Ambiente, realizada em junho deste ano. O objetivo foi promover a alimentação saudável e sustentável com o uso de produtos regionais e de materiais biodegradáveis, evitando uso de plásticos, seguindo a proposta do evento que foi organizado pelo IMED em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Federal de Uruaçu.

Todo o cardápio foi pensado com o objetivo de respeitar a sazonalidade de cada produto regional para realização das receitas. A equipe responsável aplicou técnicas dietéticas e alterou receitas tradicionais para promover um banquete com ingredientes locais, inspirando-se no livro ‘Biodiversidade Brasileira: sabores e aromas’, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, além do uso de copos e pratos mais sustentáveis. Toda equipe ficou motivada com o resultado alcançado e pretende buscar uma produção ainda mais saudável e sustentável dentro do serviço.

Assessoria de Comunicação
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.