14/11/2023 às 10h29min - Atualizada em 15/11/2023 às 00h00min

Inteligência Artificial ajuda a prever resultados de tratamento ortodôntico

Especialista explica que, por meio de banco de dados, é possível projetar como ficará o sorriso de um paciente após o uso do chamado aparelho invisível

Kasane Comunicação Corporativa
Divulgação Clínica Luz
A Inteligência Artificial (IA) está sendo cada vez mais utilizada em diferentes áreas da saúde, incluindo a ortodontia. Ferramentas de IA podem ser usadas para criar modelos que podem projetar os resultados do tratamento ortodôntico e auxiliar os profissionais da área a tomar decisões mais precisas. Um exemplo de como essa tecnologia pode ser usada na ortodontia é para prever o movimento dos dentes durante o tratamento com o uso do aparelho invisível.

De acordo com o ortodontista Ricardo Oliveira, é possível que o paciente veja o resultado final antes mesmo de iniciá-lo. “A precisão da movimentação do alinhador invisível permite que, ao escanear a boca do paciente, seja feito um planejamento digital que apontará a abordagem adequada para cada local da arcada dentária e como ficará o posicionamento, após a correção”, explica. Além disso, a escolha pelo invisível também é vantajosa porque não danifica a estética de dentes reabilitados com facetas e não estraga o esmalte original de um dente saudável.

O ortodontista revela ainda que, com o alinhador invisível, é possível mensurar a força aplicada em cada dente separadamente. “Por exemplo, se o paciente tem um dente no qual houve tratamento de canal há muito tempo e nele tem um pino extenso, esse dente está frágil e há o risco de que a movimentação provoque uma fratura. Então, com o alinhador, eu consigo diminuir ou, às vezes, até anular a força em cima desse dente”, esclarece.

Quanto à indicação desse tipo de tratamento, o especialista reforça que não há contraindicações, inclusive, podendo ser usado por crianças. Contudo, é importante que o paciente passe por uma avaliação inicial com um profissional de confiança para fazer um planejamento dessa correção ortodôntica e, assim, identificar qual o aparelho mais adequado e eficiente para cada caso. “Caso o paciente tenha dificuldade de usar o tempo mínimo necessário, por exemplo, a movimentação não ocorrerá conforme previsto e em situações assim o uso do aparelho fixo convencional poderá ser mais indicado”, conclui.

Vantagens

O aparelho ortodôntico – ou aparelho dentário – é um dispositivo que estimula as movimentações dos dentes, com o objetivo de corrigir seus posicionamentos na arcada dentária. Para Ricardo, o aparelho invisível é a evolução dessa movimentação, porque promove um tratamento mais pontual e personalizado, conforme a necessidade. “Quem já usou o aparelho fixo sabe que ele é posicionado igualmente sobre todos os dentes. Então, quando eu quero mexer em um dente do lado direito, consequentemente, os outros acabam se movimentando também, o que acarreta em um tratamento menos preciso e mais prolongado”, pontua.

Com o aparelho fixo de ferro convencional, os tratamentos, além de extensos, podem acarretar o aumento de cárie e inflamação da gengiva, devido à dificuldade de higienização. “Apesar de usado, no mínimo, durante 22 horas por dia, o alinhador invisível pode ser removido para que o paciente faça suas refeições, o que impede que resíduos de comida se depositem no aparelho, como acontece no convencional, tornando a limpeza desse dispositivo mais difícil”, observa o ortodontista. Ele ressalta ainda que não é necessário trocar a escova ou fazer investimentos em ferramentas que facilitem a higiene bucal, já que ao remover o aparelho, o paciente pode prosseguir com a higienização comum de seus dentes.

Sobre Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira é odontólogo especialista em ortodontia, implantodontia e reabilitação oral. Atua na Clínica Luz Odontologia Integrada, um centro de especialidades odontológicas e de saúde bucal, que propõe um apoio integral do paciente para promover o seu bem-estar completo, com atendimento odontológico integrado a outras áreas saúde, entre elas o acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90