26/10/2023 às 18h35min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h00min

Front retorna 40 anos depois de sua formação com dois álbuns inéditos

Após tocar com alguns dos maiores artistas do rock nacional, banda presenteia o público com 14 faixas que serão lançadas nesta sexta-feira (27/10)

Da Redação
Da Redação
Créditos: Juliana Dias
FRONT
TEMPO | ESPAZO // ESPAZO | TEMPO

Por: Bruno Levinson

Qual é o nosso lugar no mundo? Em que tempo vivemos? Tempo é lugar? Espaço passa       correndo?

Enquanto a gente vai se questionando, quatro super músicos do rock nacional vão criando e, principalmente, vivendo tempo e espaço como sendo a mesma coisa. É? Será?   Tempo e espaço são a mesma coisa?! Para quatro dos músicos mais requisitados do rock  nacional são sim. Juntos, eles recriam o tempo sonhando no espaço. Explico melhor:

O ano era 1983 e Rodrigo Santos, Nani Dias, Ricardo Palmeira e Kadu Menezes formaram o Front, uma das mais promissoras bandas surgindo no Rio de Janeiro. Em 1984, são convidados pelo produtor João Augusto para participar da coletânea “Os Intocáveis” (CBS). Fazer parte de coletâneas, ditas “paus de sebo”, era o caminho para uma banda subir degraus. Eles subiram. Fizeram sucesso na coletânea e partiram pro próximo degrau: o compacto, mais uma praxe dos anos 80. No lado A, “Dengosa” entra na trilha  sonora do filme Rock Estrela; e “Olhos De Gata”, o lado B, entra na coletânea da rádio Transamérica. Entrar em coletânea de rádio! Nos anos 80! Pronto, o caminho estava traçado. Que nada!

No meio do caminho tinha um Leo Jaime! Leo foi não só o produtor do compacto, mas também era o patrão: Rodrigo, Ricardo e Kadu faziam parte do João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, a banda de apoio do Leo, um artista de grande sucesso desde essa época. É, além do Front ser uma banda promissora, seus integrantes eram músicos  cada vez mais respeitados. E requisitados! Juntos e separados prestaram grandes serviços para Barão Vermelho, Kid Abelha, Cazuza, Lobão, João Penca, Leo Jaime, Blitz, Paulo Ricardo... tá bom ou quer mais? Era tanta estrada, tanto sucesso, tanto de tudo rolando que a banda foi ficando num segundo plano. Segundo não, o Front foi ficando num lugar de muito carinho no coração de cada um. Uma emoção adormecida, como uma daquelas garrafas com mensagens que se joga no mar até um dia alguém encontrar. E esse dia chegou!

Hoje, 40 anos depois, todos músicos pra lá de reconhecidos, produtores musicais de sucesso, seguem sendo amigos. Foi num encontro sem grandes pretensões, para tocar num festival, que eles perceberam que seguem sendo Front e que estava na hora de tirar  a rolha da garrafa. cheia de mensagens!! De cara, 50 músicas que serão transformadas  em 5 álbuns. Os dois primeiros saindo agora em outubro e o terceiro pra ser gravado em  novembro no estúdio mais famoso e inspirador do planeta: Abbey Road. Sairão de lá com o terceiro álbum e um documentário dirigido por Pedro Paulo Carneiro.

Falando do agora temos os dois primeiros trabalhos: “Tempo I Espazo” e “Espazo I Tempo”. São 14 faixas, 11 delas da parceria Rodrigo e Nani, todas num clima retrô-futurista que remete a David Bowie, Duran Duran, The Cure e LCD Soundsystem. Dois discos gravados em um mês. Uma banda faminta! Não é nem o caso de querer recuperar tempo perdido, até porque, para todos eles nenhum tempo foi perdido. A hora é agora,  aqui é o lugar. É disso que eles falam. Tudo é destino. Tudo é busca. Presente, passado e futuro ao mesmo tempo. É urgente!

Canções como “Warning” alertam para o fim do planeta e o mal que fazemos uns aos outros. “Noite” é a busca de equilíbrio na corda bamba de ser feliz ou infeliz. “Redor do Radar” bota lupa na desumanidade, a falta de empatia, a ansiosa sensação de falta de tempo e estar perdido no espaço. Estaremos todos nós com os localizadores desativados como diz a letra da bela canção? É tudo pressa, urgência, um transbordar de músicas e letras que juntas dão a sensação de estrada, caminho, ainda que seja por um intricado labirinto. Um labirinto desses a gente não sai. Nem quer! Então sigamos em Front!

Merecem destaque as capas dos álbuns, ambas assinadas pelo designer gráfico Jampa. Segundo ele, o som da banda remete a “festas interplanetárias orbitando um pop solar”, e assim temos os quatro integrantes da banda transformados em entidades futuristas.

Front é uma banda do seu tempo querendo ocupar mais espaço aqui e agora sabendo que a estrada vem de longe. Amizade e música para viver as melhores recordações do futuro. Como diz a letra de “Me’n my Luv”: “O que virá, o que vai ser, não me pergunte, só sei que vai acontecer”.
 

Aspas Front:


“Depois de centenas de gravações, programas de TV, viagens internacionais, tours, grandes festivais, prêmios, discos de ouro e platina, dezenas de composições e projetos com grandes artistas como Barão Vermelho, Kid Abelha, Cazuza, Lobão, João Penca, Leo Jaime, Blitz, Paulo Ricardo e até o internacional Andy Summers, 40 anos se passaram desde o surgimento da nossa banda de garotos”. – Rodrigo Santos

“Muita coisa mudou de 83 pra cá, mas principalmente a liberdade. Hoje em dia a gente tem a tecnologia e a informação a nosso favor, então podemos mostrar nosso trabalho de uma forma bem mais rápida e acessível. Isso tudo, somado à nossa experiência de 40 anos, nos desenvolveu e proporcionou que a nossa música chegasse aonde ela está, em  termos de sonoridade, de expressão e de disponibilidade”. – Nani Dias.

“Em 83 éramos quatro garotos talentosos tentando fazer um grupo e hoje somos produtores experientes, evoluídos e maduros. Isso também pode ser percebido nas letras e no som”. – Ricardo Palmeira

“Esse nosso reencontro foi uma grande surpresa. Juntou a fome com a vontade de comer. Nos reencontramos para tocar num festival e a química estava lá, parecia uma banda de  jovens com 18 anos de idade. Vai ser uma experiência nova entre quatro grandes e velhos amigos” – Kadu Menezes

“O processo de composição foi nos empolgando, as duas primeiras saíram pelo whatsapp. Além disso, o Nani já tinha mais de 100 bases prontas e eu outras tantas letras. O álbum nasceu fácil, de um jeito muito natural. Começamos a compor em agosto  e em um mês já tínhamos todas as músicas.” – Rodrigo Santos.

“A gente tem dois bons álbuns, um terceiro já pré-produzido, estamos construindo um repertório muito bacana, inédito e nosso plano é, até o final do ano que vem, estar com cinco álbuns lançados. Queremos fazer um belo show com projeções, com dança, com tudo que tem direito, vamos correr atrás de estruturas melhores, de aventuras maiores, viagens… o infinito é o limite. Então, o melhor vem agora!” – Nani Dias

“Não me arrependo de nada pois nesse nosso caminho tocando com tantos grandes artistas, com tantos caminhos musicais, pudemos nos desenvolver muito individualmente. Eu me arrependo é de não ter sido dois Kadus pra poder fazer tudo: os  artistas todos que toquei e a minha banda. Então agora vai ser muito bacana esse projeto de 40 anos”. – Kadu Menezes

Link para pre-save:
Álbum 1 - http://tratore.ffm.to/fronttempo
Álbum 2 - http://tratore.ffm.to/front

Ficha técnica:

Rodrigo Santos – voz e baixo
Nani Dias – voz, guitarra, violões, programações
Ricardo Palmeira – guitarras
Kadu Menezes – bateria
Direção Geral – Pedro Paulo Carneiro

DISCO 01 – TEMPO I ESPAZO

1 - Me’n’ my Luv (Nani Dias / Rodrigo Santos)
2 - Danza do fogo (Nani Dias / Rodrigo Santos)
3 - Redor do Radar (Nani Dias / Rodrigo Santos)
4 - Sábado em Saturno (Nani Dias / Rodrigo Santos)
5 - Outro mundo (Rodrigo Santos)
6 - Labirinto (Nani Dias / Rodrigo Santos)
- Sonhando no Espazo (Nani Dias / Rodrigo Santos)

DISCO 02 – ESPAZO I TEMPO
  1. - Warning (Nani Dias / Rodrigo Santos)
  2. - 3 Tá Legal (saudades) (Nani Dias / Rodrigo Santos)
  3. - Noite (Nani Dias / Rodrigo Santos)
  4. - Rubia Cumbia (Nani Dias / Rodrigo Santos)
  5. - Duas estrelas (Nani Dias)
  6. - Mais de 1000 páginas (Leandro Verdeal / Nani Dias Ricardo Palmeira / Rodrigo Santos)
  7. - Eu sou do Front (Nani Dias / Rodrigo Santos)

Mixagem: Ricardo Palmeira, Nani Dias e Rodrigo Santos
Masterização: Ricardo Garcia (estúdio Magic Master)
Arranjos: Front
Gravação de bateria: Mega Studios (Engenheiro de som: Ronaldo Lima)
Projeto gráfico: Jampa

Instagram: @front40anos - https://www.instagram.com/front40anos/
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.