11/04/2019 às 10h22min - Atualizada em 11/04/2019 às 10h25min

O Príncipe e a Aviadora percorre o Paraná com 30 apresentações distribuídas em cidades com menos de 50 mil habitantes

Projeto viabilizado através do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado promove o acesso a um dos clássicos da literatura universal.

DINO - http://www.stteatro.com.br
http://www.dino.com.br/releases/o-principe-e-a-aviadora-percorre-o-parana-com-30-apresentacoes-distribuidas-em-cidades-com-menos-de-50-mil-habitantes-dino890202818131
O Príncipe e a Aviadora


Acesso e integração via cultura fazem todo o sentido na turnê do espetáculo infantil "O Príncipe e a Aviadora", da companhia ST Produções Teatrais. Entre os dias 20 de abril e 05 de maio, o grupo percorrerá cerca de três mil quilômetros pelo interior do Paraná para levar a 10 cidades, com menos de 50 mil habitantes, a peça que traz uma releitura de um dos maiores clássicos da literatura universal, o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, adaptado à atualidade e à valorização do feminino.

O ator, diretor e produtor peruano Sandro Tueros, que assina a adaptação da obra que já foi encenada nos palcos da capital, admite que a viabilização dessa extensa programação pelo interior só foi possível via apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia), por conta do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura) que possibilita às empresas em situação regular, e inscritas em Regime Normal de Tributação, a renúncia fiscal de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para projetos de valorização à produção, difusão, circulação, pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado.

A turnê contemplará as cidades de Campina Grande Do Sul, Mandirituba, Ipiranga, Tibagi, Laranjeiras Do Sul, Palotina, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Capanema e Rio Negro. Além da população reduzida, tais cidades possuem equipamentos culturais como: cines, teatros municipais, centros culturais ou casas de cultura, que demonstram um esforço dos departamentos e secretarias de cultura e educação em manter tais estruturas para oferecer a comunidade uma programação constante de produtos culturais. Segundo Tueros, esse comprometimento genuíno em garantir o direito à cultura, estabelecido na legislação brasileira, corresponde aos objetivos da companhia, que tem como uma das prioridades a formação de novas plateias do teatro paranaense. "O Profice visa a descentralização do teatro, ou seja, permite que as grandes cidades, que possuem produção de teatro, possam circular pelas pequenas cidades", elogia o diretor.

Universo feminino em destaque

O elenco é formado pelos atores Lucas Campos, Marina Franchi e Victor Carlim, que interpretam os personagens da trama. Só que na adaptação a aviadora, a contadora de estrelas e a vaidosa tratam de temas centrais do universo feminino. Todas sofrem uma crítica social, uma vez que transitam exclusivamente pelo universo masculino. A trama se desenvolve com cada personagem mostrando o quanto as "pessoas grandes" se preocupam com coisas superficiais e não dão valor ao que está debaixo de seus olhos. Será através de um sonho, tendo como cerne a trama de O Pequeno Príncipe, que acontecerá a reflexão, para uma resolução positiva.



Website: http://www.stteatro.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.