27/09/2023 às 18h52min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h00min

Centro Universitário UFBRA cria Núcleo de Empregabilidade para preparar alunos para o mercado de trabalho

Finalidade é dar suporte e ensinar os estudantes para que concorram a vagas de emprego

ADS Comunicação Corporativa
https://ufbra.com.br/
Pixels
O desafio de conseguir uma vaga no mercado de trabalho na área de atuação almejada sem experiência é grande. Pensando nisso, o Centro Universitário UFBRA, parceiro da plataforma de bolsas de estudo Quero Bolsa, em São José dos Campos (SP), criou o Núcleo de Empregabilidade, um espaço pensado para dar suporte e ensinar os estudantes a se prepararem para a conquista de um emprego. 
 
Formatado no primeiro semestre de 2023, o núcleo acaba de iniciar as atividades neste segundo semestre. A finalidade é preparar os alunos para que concorram a vagas de emprego com estudantes das mais renomadas instituições de ensino do país. “Muitos universitários ainda não tiveram experiências profissionais em grandes organizações e, por isso, temos como meta fornecer subsídios comportamentais para que eles possam almejar a obtenção de empregos importantes”, destaca Alexandre Silva, reitor da instituição. 
 
Além da orientação ao aluno, o núcleo oferece duas grandes oportunidades para a preparação. A primeira diz respeito ao Projeto Multidisciplinar, que tem como objetivo a prática e o desenvolvimento das chamadas soft skills, habilidades comportamentais exigidas pelas empresas (por exemplo, trabalho em equipe, criatividade e resiliência). 
 
A segunda consiste em uma dinâmica de seminários de desenvolvimento pessoal e profissional, em que são oferecidas palestras com o objetivo de instruir o aluno sobre outros aspectos, assim como postura, vestimenta e linguagem.

História que inspirou o projeto
 
A trajetória de sucesso de um aluno de Engenharia de Produção foi uma semente para a ideia do Núcleo de Empregabilidade, de acordo com o professor Dr. Leonardo Contri Campanelli, coordenador de cursos do UFBRA. Ele identificou o potencial de um aluno, que trabalhava como vendedor de calçados e tinha uma rotina intensa, o que exigia dele grande esforço para conciliar o trabalho com a graduação. O professor convidou-o então a embarcar em um projeto de mudança e estimou um prazo de um ano para que se concretizasse. Com confiança, o aluno aceitou. 
 
O professor desenvolveu um trabalho próximo do aluno, começando pela estruturação de um currículo adequado e reformulação de seu perfil profissional no LinkedIn, passando pela indicação de cursos rápidos, chegando na proposta de realização de uma pesquisa de campo. A pesquisa foi tão bem realizada, que o aluno redigiu junto ao professor um trabalho científico, o qual foi submetido a um congresso, apresentado pelo estudante. 
 

Esse trabalho agregou valor ao perfil pessoal e profissional do aluno, que conseguiu uma vaga de estágio de Engenharia em um grande fabricante. Não bastasse esse passo, ele foi chamado para nova entrevista, também na área de Engenharia, mas em uma multinacional. Concorrendo com estudantes de diversas faculdades e de universidades públicas, foi aprovado e encontra-se até hoje na empresa. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.