O evento contará com a presença do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), e do presidente da Comissão de Saúde deputado Gustavo Sebba (PSDB), além dos outros parlamentares que fazem parte ou não da comissão temática da Casa.
Além dos parlamentares, participam da audiência o Procurador da República Otávio Balestra Neto, e a presidente da Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia, Fernanda Miranda de Oliveira, que explicará o que é a doença pulmonar obstrutiva crônica, como é feito o diagnóstico e como funciona o tratamento.
Essa enfermidade é um estreitamento (bloqueio ou obstrução) persistente das vias aéreas, que ocorre com enfisema, bronquite obstrutiva crônica ou ambos os distúrbios. O tabagismo é a causa mais importante da doença pulmonar obstrutiva crônica. As pessoas desenvolvem tosse e, então, começam a sentir falta de ar. O diagnóstico é feito com radiografia do tórax e testes de função pulmonar. Parar de fumar e tomar medicamentos que ajudam a manter as vias aéreas abertas é importante. As pessoas que têm doenças graves podem precisar tomar outros medicamentos, usar oxigênio, fazer reabilitação pulmonar ou, raramente, cirurgia para redução do volume pulmonar.
Com encerramento previsto para às 12h, a audiência contará ainda com um momento para representantes dos municípios goianos compartilharem suas experiências e desafios com relação a DPOC. Outras duas palestras também serão ministradas, uma pelo farmacêutico Leon de França Nascimento que discorrerá sobre o Impacto da DPOC em Goiás sobre a perspectiva do SUS, e a do diretor do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo de Goiás, Juarez Barbosa, que falará sobre o avanço das políticas públicas disponíveis para o tratamento da DPOC.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube da Alego, a partir das 9 horas, toda a participação é convidada a assistir para conhecer e entender sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica.