A Copa do Mundo de Rugby de 15 jogadores é um dos grandes eventos esportivos de 2023 e a competição já vai produzindo os primeiros resultados impactantes. As Ilhas Fiji, país da Oceania de pouco mais de 900 mil habitantes, derrotou a vizinha gigante Austrália, bicampeã da competição (1991 e 1999) por 22x15 para se aproximar da classificação às quartas de final.
Válido pelo Grupo C, o jogo marcou a semana no rugby, pois foi a primeira vitória de Fiji sobre a Austrália em 69 anos e a primeira vez que os fijianos venceram os australianos dentro da Copa do Mundo. Com o resultado, a Austrália precisará vencer Gales na 3ª rodada para buscar vaga na próxima fase, sendo que os australianos jamais foram eliminados na fase de grupos do torneio. Gales, por sua vez, já havia vencido Fiji na 1ª rodada, em jogo emocionante até o fim. Os galeses venceram Portugal na 2ª rodada, em jogo marcante pelo retorno dos portugueses ao Mundial pela primeira vez desde 2007. Placar de 28x8, em jogo no qual Portugal foi muito elogiado por manter o placar parelho até os instantes finais, quando os galeses abriram frente.
Fiji é famoso no rugby pela modalidade do rugby sevens, o rugby olímpico, de 7 jogadores, uma vez que o país é o atual bicampeão olímpico da modalidade. Porém, no rugby tradicional de 15 jogadores Fiji tem como melhores resultados apenas duas classificações às quartas de final, em 1987 e 2007 – algo, de todo modo, notável pelo tamanho do país.
Nos demais jogos da 2ª rodada, a França, time da casa e uma das favoritas ao título, sofreu para vencer o Uruguai por apenas 27x12, placar mais apertado do que o esperado. Ao final da partida, imagens dos franceses e dos uruguaios juntos rodaram o mundo, com o presidente da França, Emmanuel Macron, celebrando no vestiário com os jogadores dos dois times.
A Nova Zelândia, tricampeã mundial (1987, 2011 e 2015) venceu a Namíbia por 71x3 pelo Grupo A, o mesmo da França, e se recuperou da derrota na estreia para os franceses. Pelo Grupo B, o “grupo da morte”, a África do Sul, tricampeã mundial (1995, 2007 e 2019) e atual detentora da taça fez o maior placar da atual edição, 76x0 sobre a Romênia, enquanto a Irlanda, primeira colocada do Ranking Mundial no momento, fez 59x16 contra Tonga, outra das ilhas da Oceania famosa pelo time de rugby. Por fim, pelo Grupo D, a Inglaterra derrotou o Japão por 34x12 e se aproximou das quartas de final, já que havia antes derrotado a Argentina, uma das favoritas à classificação. Por sua vez, o debutante Chile perdeu para Samoa, outro país da Oceania, por 43x10.
A Copa do Mundo de Rugby acontece a cada 4 anos e é um dos maiores eventos esportivos do planeta. A competição conta com 20 times, divididos em 4 grupos com 5 times cada, sendo que os 2 primeiros colocados avançarão às quartas de final. A 3ª rodada da Copa do Mundo de Rugby começará na quarta-feira, dia 20, com Itália versus Uruguai. Todos os jogos estão sendo exibidos pelos canais ESPN e Star+.
Classificação da Copa do Mundo de Rugby de 2023:
Grupo A
1º França (8 pontos, 2 jogos)
2º Nova Zelândia (5 pontos, 2 jogos)
3º Itália (5 pontos, 1 jogo)
4º Uruguai (0 pontos, 1 jogo)
5º Namíbia (0 pontos, 2 jogos)
Grupo B
1º Irlanda (10 pontos, 2 jogos)
2º África do Sul (9 pontos, 2 jogos)
3º Escócia (0 pontos, 1 jogo)
4º Tonga (0 pontos, 1 jogo)
5º Romênia (0 pontos, 2 jogos)
Grupo C
1º Gales (10 pontos, 2 jogos)
2º Fiji (6 pontos, 2 jogos)
3º Austrália (6 pontos, 2 jogos)
4º Geórgia (0 pontos, 1 jogo)
5º Portugal (0 pontos, 1 jogo)
Grupo D
1º Inglaterra (9 pontos, 2 jogos)
2º Samoa (5 pontos, 1 jogo)
3º Japão (5 pontos, 2 jogos)
4º Argentina (0 pontos, 1 jogo)
5º Chile (0 pontos, 2 jogos)
*Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por até 7 pontos de diferença = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos = 0 pontos | Equipe que marca 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto extra
Mais informações sobre as próximas rodada:
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, Catupiry, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.
A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U