06/07/2020 às 20h15min - Atualizada em 06/07/2020 às 19h49min

O que é imagem?

Miriã Santana

Miriã Santana

Fotógrafa e graduanda em fotografia. @miriasantanafotografia

Imagem e Imagem Técnica: Aspectos Estéticos e Históricos
wikipedia
O que é uma imagem?
A relação entre homem e produção/uso de imagens projetadas é muito anterior ao nascimento da fotografia. Em culturas como a egípcia (3.100
a.C. – 30 a.C.) e a grega (2000 a.C. – 146 a.C.), era comum a confecção de máscaras mortuárias. Ou seja, a partir do falecimento de uma pessoa, geralmente alguém importante, produzia-se como parte de um ritual funerário um molde de gesso, cera ou até mesmo ouro para que o falecido simbolicamente permanecesse entre os vivos, para que fosse continuamente rememorado pela sua imagem, cuja origem vem da palavra latina ‘imago’.
 
A palavra latina imago significa representação visual de pessoa ou objeto e origina a
palavra imagem. Na Grécia Antiga, as máscaras mortuárias eram denominadas eidos
ou eidolon, que posteriormente dão origem ao vocábulo ídolo.
 
Em especial na cultura do Egito Antigo, a confecção de máscaras mortuárias dos faraós ficou bastante conhecida como parte do processo de mumificação dos corpos, sendo uma das máscaras fúnebres mais famosas a imago em ouro maciço do jovem Faraó Tutancâmon.
 
Máscara mortuária do Faraó Tutancâmon, Museu do Cairo Cerca de 1320 a.C.
 

O que é uma Imagem Técnica e o Nascimento da Fotografia?


Pode-se afirmar que a produção de imagens esteve conectada a uma habilidade manual e/ou artistica durante longa data, ou seja, para produzir uma pintura por exemplo, era necessário um conhecimento instrumental de formas, perspectivas, cores, etc. Em meados do século XIX, inicia-se uma revolução no processo de produção de imagens.
Essa ruptura importante na produção de imagens está atrelada ao desenvolvimento de um aparato capaz de por meio da ação da luz, registrar uma cena ou um evento sem que fosse necessário algum tipo de habilidade instrumental, como no caso da pintura. Essa invenção se deu o nome de fotografia, fato que inaugura a era da imagem técnica, que é uma imagem produzida por meio de um aparelho sem que seja necessária uma habilidade manual, como pintura ou desenho.

Foto = luz, grafia = escrita, portanto, fotografia seria uma escrita a partir da luz.
 
É importante ressaltar que a origem do processo fotográfico, no entanto, é bastante diferente do modo como pensamos e utilizamos a fotografia nos dias de
hoje. Se atualmente a fotografia faz parte do cotidiano e praticamente cada pessoa possui sua câmera fotográfica acoplada ao celular, em meados do século XIX as primeiras experiências com fotografia eram verdadeiros experimentos científicos complexos, os quais exigiram um amplo conhecimento de física e química.
Com uma câmera obscura adaptada, o militar aposentado, inventor e litógrafo francês Joseph-Nicèphore Niépce (1765-1833), registra em 1826/1827 o que se
tem notícia como a fotografia mais antiga captada, denominada como Vista da janela em Le Gras. Durante oito horas de exposição (hoje produzimos uma fotografia com centésimos ou até mesmo milésimos de exposição à luz), Niépce deixou a câmera recebendo luz e sensibilizando a chapa de metal tratada quimicamente para gravar a ação da luz, processo esse que ele nomeou como heliografia (do grego helios = sol; e grafia = escrita).

Nicéphore Niépce: Vista da janela em Le Gras (1826/1827).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
 
É importante compreendermos que, apesar da “precariedade visual e técnica” do registro fotográfico pioneiro de Niépce, a experiência do francês foi extremamente importante, pois marcou justamente o início da era da imagem técnica, ou seja, imagens produzidas por meio de um aparato técnico, a fixação de uma imagem por um aparelho e que não depende de uma habilidade manual do artista.
Link
Leia Também »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.