17/05/2017 às 11h09min - Atualizada em 17/05/2017 às 11h09min

Você sabe definir quando está apaixonado ou amando de verdade?

Hajj Hamzah - Hajj Hamzah
http://foto.libero.it/poni89/foto/formati/Bacio-con-fragola..-/sml
Paixão e amor são dois sentimentos muito fortes, e por mais que estejam relacionados, são totalmente distintos, não é fácil definir exatamente as duas situações. Eu acrescentaria a esses dois sentimentos o “Sentimento de Posse”, outro que também, pode se confundir com os outros dois. Mas vamos nos focar no amor e paixão.

Você seria capaz de identificar quando está amando e quando está apaixonado? Pense bem antes de responder, porque não é tão simples assim. Na verdade foi preciso a união de psicólogos, filósofos e até mesmo neurologistas, para estudarem profundamente o assunto e delimitar as diferenças de cada um.

Para se ter uma paixão, primeiro tem que ter uma atração, a psicologia define a paixão como a manifestação do fenômeno da projeção, ou seja, quando a pessoa projeta suas idealizações no parceiro (a). Tipo aquela frase da cantora sertaneja, Marília Mendonça: “me apaixonei pelo que eu inventei de você”. Isso quer dizer que, quando estamos apaixonados somos atraídos pela idealização que fazemos do próximo, e não necessariamente pela pessoa como verdadeiramente ela é. 
 
Normalmente, quando estamos apaixonados as características que mais nos atraem são as físicas, sejam os belos olhos, os lábios, a pele suave ou o sorriso, por exemplo.

Já com o verdadeiro amor conseguimos enxergar muito além das aparências, identificamos a chamada "beleza interior" da pessoa, ou seja, os seus valores, a sua autenticidade e personalidade acabam por serem tão ou mais excitantes do que um belo sorriso, uma bela palavra. 
 
As ilusões também desaparecem com o amor. As pessoas que se amam verdadeiramente conseguem identificar as qualidades e os defeitos do parceiro e, mesmo com as brigas, optam por lidar com as adversidades em prol de uma vida a dois.

Vários autores descrevem a paixão como um "sentimento subjugador" e, assim como uma tissunami, costuma fazer muito estrago, mas uma hora ou outra acaba por chegar ao fim... 

Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média). Após este período, das duas uma: fim de relacionamento ou início de uma história de amor.
 
Ao contrário da paixão, o amor não acontece à "primeira vista". Este sentimento é bastante profundo e complexo, sendo necessário um longo período de tempo para que possa se desenvolver. 

E engana-se quem pensa que o amor é garantido para todo o sempre. Sim, os amores podem chegar ao fim! Mas, para que isso não aconteça, o casal nunca deve deixar de se empenhar em respeitar, cuidar e ser sinceros um com o outro.

Podemos ver algumas qualidades do amor verdadeiro na Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 13:4;7:” O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Uma característica forte da paixão, por se tratar de uma fase muito intensa, é os casais apaixonados quererem estar constantemente na companhia um do outro, seja num jantar romântico, uma praia deserta ou deitados no sofá assistindo um filme, normalmente romântico...
 
Isso, não significa, que no amor não exista também essas e outras  vontades, mas, quando amamos não estamos presentes apenas para os programas divertidos e românticos, o amor é para todas as horas. Ou seja, amar é apoiar incondicionalmente o outro, mesmo naqueles programas que você acha chatíssimos, você consegue participar com alegria em prol da alegria da pessoa amada.

Nos momentos de crises, que existem tanto no amor quando na paixão, também podemos definir qual dos sentimentos estamos vivendo. Podemos considera a paixão como a “fase de lua de mel” da relação, onde as brigas ainda não são tão constantes. Mas, vão chegar e quando chega não são fáceis de administrar, tampouco conciliá-las e quase sempre o relacionamento se desanda.

As brigas sempre vão existir, mesmo entre as pessoas que se amam, a diferença entre os momentos de crise na paixão e no amor é o modo como lidamos com as situações.

O amor é feito de trocas e consensos. Podemos até ficar irritados e querer nos afastar, mas quando brigamos com quem amamos verdadeiramente, existe espaço para o raciocínio e o pedido de perdão.  E quase sempre há de se  achar uma solução para a crise. Diálogo e compreensão são dois ingredientes importantes num relacionamento amoroso de sucesso!

Para entender melhor o sentimento que estamos vivendo, é preciso uma boa reflexão do momento. Por exemplo, se a primeira coisa que você pensa quando reflete sobre a sua relação “é a maravilhosa química carnal", que vocês têm, então é provável que o amor ainda não tenha acontecido na sua vida!

Quanto ao contato íntimo, que acaba nos levando às “Relações Sexuais” considero essencial em qualquer relação amorosa… Mas, no amor, o sexo está longe de ser a coisa mais importante. Quando amamos queremos a garantia da felicidade da pessoa amada, e o desejo de cuidar e ajudar o parceiro (a) a conquistar os seus sonhos sobrepuja qualquer outro tipo de prazer.
 
Amar é  lutar para garantir a felicidade de quem você ama! Agora, esse sentimento é preciso ser mútuo. Não existe amor que agüente um relacionamento unilateral. Se  está acontecendo isso no seu relacionamento, é provável que a pessoa que está com você não  esteja preparada para receber todo o amor que você tem a dar. Ou melhor, ela está brincando de amor enquanto você está amando de verdade.

E por fim, o amor é um sentimento tão completo, que quando amamos de verdade sabemos até o momento de dizer adeus.

Não baseie seu amor aos dos contos de fadas! Cada amor tem sua forma de manifestação. Descubra e viva o seu verdadeiro amor. Você é um universo independente e não necessáriamente seguirá um padrão.

A paz esteja convosco! Amantes e apaixonados!
Link
Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.