12/04/2017 às 08h23min - Atualizada em 12/04/2017 às 08h23min

Assessoria de Comunicação é Coisa Séria!

Hajj Hamzah - Hajj Hamzah
www.aquarela.poetica.nom.br
Até pouco tempo as empresas, autarquias e administração pública não tinham como prioridade em seus planos de negócio, a Comunicação! Eu me lembro, que foi a partir de 1994 que o Banco do Brasil criou um órgão na sua Direção Geral denomiando P&D - Projetos e Desenvolvimento, que daí se focou mais nesse assunto tão relevante em nosso dia a dia. 

Até mesmo em nossas casas se não houver uma boa comunicação a família toda tende a fracassar. Fui acessor de comunicação e marketing nos dois últimos mandatos do Prefeito Romário Vieira da Rocha. Embora não me fosse cobrado isso, eu me metia em todas as áreas. Sabe por que? Porque essa é uma das funções da Comunicação., fazer a aglutinação de todas as áreas da administração.

Usando uma metáfora com o futebol, que é uma coisa que todos nós conhecemos, a Comunicação faz a função da armação da jogada para o centro avante fazer o gol. 

É impossível se ter uma administração de sucesso sem uma Comunicação eficiente e eficaz. Temos que ter muito cuidado  com o que escrevemos e falamos. Com o que falamos mais ainda. Palavras são como pregos. Após pregados eles podem ser arrancados mais as perfurações permancem, ainda que bem tampadas. 

Os jornalistas estão constantemente à procura de histórias interessantes para apresentar aos seus telespectadores, leitores e ouvintes nos diferentes canais da mídia. Tanto para marcas que planejam se posicionar de forma estratégica perante seus consumidores, quanto para profissionais que desejam se destacar em sua área de atuação, ter visibilidade nos veículos de comunicação pode ser uma oportunidade. 

No entanto, não basta apenas ter o contato de um jornalista para conquistar o reconhecimento merecido do público e opinião pública. A falta de preparo pode muitas vezes resultar em uma má apresentação e distanciar marcas e empresários do reconhecimento.  Além de poder causar danos à reputação do negócio.

Para quem deseja conquistar reconhecimento, se consolidar como uma autoridade,  bem como se tornar uma fonte confiável para os veículos de comunicação,  tão importante quanto ter a oportunidade de estar em contato com os jornalistas é estar preparado para dar entrevistas. Vivemos em meio a um excesso de informações, as redações estão cada vez mais reduzidas e a atenção é bastante escassa. Exatamente por essa razão que perder a oportunidade de se posicionar de forma estratégica quando se conquista está atenção pode apresentar algumas dificuldades.

Uma entidade de sucesso precisa antes de tudo, para se consolidar construir a seguinte estrutura de Comunicação: 

Comunicação Interna

Planejamento e execução de estratégias de comunicação interna para empresas, edição de jornais para o público interno, planejamento e supervisão de eventos internos, tais como festas de confraternização, palestras, seminários, unificação da comunicação visual e escrita.

Mídia training

Programa especial de treinamento para executivos estarem preparados e confiantes para conceder entrevistas coletivas, entrevistas exclusivas para a mídia impressa e eletrônica (rádio e TV). Como agir em situação de crise?

Gerenciamento de crise

Elaboração e análise de estratégias de comunicação em situações críticas (de emergência), atendimento diferenciado ao cliente, atendimento à imprensa, convocação de entrevistas coletivas e/ou exclusivas em caráter de urgência, redação de comunicado de imprensa e fatos relevantes.

É por isso que volto a afirmar, Comunicação é coisa séria! Não existe achismo na Comunicação, até porque, contra fatos e dados não existem argumentos.

A paz esteja convosco.
Link
Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.